23/01/2024 15h14

Seama repassa recursos do Programa Pet Vida a municípios capixabas

Foto: Ana Andrade

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) iniciou os repasses do Programa Estadual de Bem-estar Animal e Controle Populacional de Cães e Gatos, conhecido como PET VIDA, aos 35 municípios capixabas que aderiram ao programa, após a confirmação da documentação para efetivação do convênio com o Governo do Estado. São R$ 5 milhões que serão descentralizados da subconta do Bem-estar animal do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fundema), na modalidade fundo a fundo.

O marco inicial destes repasses aconteceu, na última quinta-feira (18), no município de Venda Nova do Imigrante, que recebeu mais de R$ 70 mil do Pet Vida para investir em ações de promoção ao bem-estar animal. E na entrega contou com a presença de autoridades locais e uma rede de instituições e protetoras da causa animal.

O “Pet Vida” vai atuar em seis eixos centrais – descentralização, educação, saúde animal, atendimento prioritário, controle populacional e cadastro animal, contribuindo na contratação de clínicas veterinárias, realização de cirurgia de esterilização, atendimento de urgência e emergência, microchipagem NFC, vacinação V4 e V8, entre outros.

O programa busca abordar questões relacionadas à qualidade de vida dos animais de estimação, controlar a população de cães e gatos de forma ética e responsável, além de conscientizar a comunidade sobre a importância da proteção animal e dos cuidados necessários para garantir o bem-estar dos pets.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, a adesão dos municípios ao programa vai proporcionar uma mudança importante à causa animal em todo Estado, de forma cooperativa e integrada entre Estado, municípios e sociedade civil organizada. “A descentralização de recursos vai otimizar os programas e as metas dos municípios na proteção e nas ações de educação e saúde dos pets. E o Governo do Estado tem como prioridade garantir esse compromisso com o bem-estar dos animais domésticos no nosso Estado”, esclareceu o secretário.

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seama

Paulo Sena / Cilio Netto / Igor de Castro

(27) 99956-0609

meioambiente.es@gmail.com

Instagram: @meioambientees

Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard