25/04/2024 16h08

Seama recebe técnicos de Rondônia para conhecer Programa Capixaba de Logística Reversa

O Espírito Santo serviu de referência para um grupo de técnicos estaduais do estado de Rondônia, que vieram conhecer de perto as iniciativas e os programas e projetos capixabas mais bem-sucedidos na área, além do Programa Capixaba de Logística Reversa. O encontro ocorreu na última semana, entre os dias 15 a 19 de abril.

 

Na programação, o grupo visitou alguns aterros sanitários privados e públicos nos municípios de Anchieta, Cariacica, Colatina e na Serra, e ainda participaram do Encontro Estadual de Catadores do Estado do Espírito Santo, promovido pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), na Serra.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, salientou que a visita fortalece positivamente a repercussão para outras fronteiras sobre o empenho do Governo do Estado para a regulamentação da logística reversa, além das ações de fortalecimento do trabalho dos catadores em todo o Estado.

“Tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho árduo, colaborativo e histórico do Estado em buscar soluções sustentáveis para as questões ligadas à logística reversa e no incentivo ao desenvolvimento de políticas que fortalecem o trabalho dos catadores, por exemplo, entre inúmeras outras iniciativas. Somente no Espírito Santo, para ilustrar, são mais de 1.500 toneladas de rejeitos retirados do meio ambiente”, destacou o secretário Felipe Rigoni.

 

A criação da Subsecretaria de Fomento a Negócios Sustentáveis e do Grupo de Trabalho (GT) de Logística Reversa, formada por representantes de diversos setores (privado, associações de catadores, Ministério Público do Espírito Santo (MPES), demais órgãos estaduais e federações), fizeram parte das boas práticas que a equipe de gestores afirmou replicar em Rondônia, pelo modelo de eficácia e eficiência que eles observaram.

“Foi uma experiência ímpar sobre a gestão de resíduos sólidos no Espírito Santo, que é uma referência para todo o País. Pudemos acompanhar os avanços e as metodologias implementadas. Essa vivência será importante para os avanços na governança e para a implementação de políticas públicas de resíduos sólidos em Rondônia”, frisou João Paulo Papaleo, um dos técnicos que visitaram o Estado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Igor de Castro
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard