23/04/2024 15h19

Seama realiza sondagem de mercado para a apoio a negócios de impacto socioambiental

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio da Subsecretaria de Fomento a Negócios Sustentáveis e Investimento de Impacto (SUFNS), está realizando uma sondagem de mercado, com o objetivo de mapear organizações intermediárias interessadas em facilitar e apoiar a conexão entre a oferta por investidores, doadores e gestores e a demanda de capital por negócios capixabas que geram impacto socioambiental (NISA).  As organizações interessadas em participar devem se inscrever até o dia 13 de maio, por meio de um formulário.

Em 2022, o estado do Espírito Santo desenvolveu uma Política Estadual de Fomento aos Investimentos e Negócios de Impacto Socioambiental, com a finalidade de articular órgãos e entidades da administração pública do estado e dos municípios, do setor privado e da sociedade civil, na promoção de um ambiente favorável ao desenvolvimento e aos investimentos em negócios de impacto que gerem resultados sociais, ambientais e econômicos positivos. No mesmo ano, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) lançou chamada pública para seleção e apoio financeiro de propostas de negócios de impacto no valor de R$ 3.100.00,00 (três milhões e cem mil reais), oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – FUNCITEC/MCI.

A expectativa é que, em 2024, haja mais uma rodada de investimentos em negócios de impacto capixabas. E, para isso, a participação de organizações intermediárias que prestem esse apoio aos negócios será fundamental. A sondagem de mercado para mapear essas organizações está aberta para inscrições até o dia 13 de maio, no link: https://forms.gle/4kKA5M8w6TRFHGUD6

Por meio do formulário, as organizações vão agendar reuniões com a Seama, que acontecem até o dia 15 de maio de 2024.
Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, “fomentar negócios de impacto no estado é extremamente estratégico se queremos nos tornar uma referência de desenvolvimento sustentável, criar soluções inovadoras e atrair investimento para o Espírito Santo. Além disso, focar no desenvolvimento de negócios de impacto é também uma forma de apoiar o nosso Plano de Descarbonização”.

A subsecretária de Estado de Fomento a Negócios Sustentáveis e Investimento de Impacto, Eizen Monteiro Wanderley, ressaltou a importância de atrair organizações intermediárias de todo Brasil para conhecerem e apoiarem a jornada dos negócios capixabas: "Hoje, já temos um portfólio robusto de negócios de impacto, mas precisamos fortalecê-los, apoiá-los para que gerem mais notas fiscais e mais impacto social positivo, no Brasil e no mundo", pontuou.

Negócios de Impacto Socioambiental

Negócios de Impacto Socioambiental são empreendimentos lucrativos cuja atividade principal oferece soluções positivas para questões sociais e/ou ambientais, integrando propósito e rentabilidade. Segundo dados do Pipe Social, divulgados no Mapa de Impacto de 2023, 58% dos NISA estão situados na região sudeste. No entanto, apenas 2% dos NISA estão baseados no Espírito Santo. O relatório também aponta como tendência a geração de spin-offs – lançamento de uma solução que se transforma em um negócio separado, a partir de uma empresa já existente.

Já as Organizações Intermediárias, são instituições que facilitam e apoiam a conexão entre a oferta por investidores, doadores e gestores e a demanda de capital por negócios que geram impacto socioambiental.

Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Igor de Castro