01/03/2019 12h09

Seama realiza reunião com Anamma para articular estratégias ambientais

A implementação de políticas ambientais para o fortalecimento dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente foi um dos pilares da reunião ordinária da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente seccional do Estado do Espírito Santo (Anamma/ES), realizada nessa quinta (28), no auditório da Associação dos Municipios do Estado do Espírito Santo (Amunes), em Vitória.

O encontro contou com representação de 30 municípios, além da presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Fabrício Machado, e do presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mário Louzada.

Em sua apresentação, Fabrício Machado destacou a necessidade de união entre as diferentes esferas públicas para a preservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. “Temos intenções para planejamento de estudos acerca da viabilidade de cooperação institucional na gestão ambiental de atividades de impacto local”, frisou.

O licenciamento ambiental foi a pauta principal tratada no evento e, na opinião do secretário, é fundamental dirimir dúvidas nas ações relativas à proteção das paisagens naturais, ao combate à poluição e à preservação das florestas, da fauna e da flora.

“É fundamental capacitar os municípios para que tenham condições necessárias para assumir sua incumbência na realização das licenças ambientais. É esse o momento que estamos vivendo. A capacitação para a realização das licenças está mudando para melhor a questão ambiental do Estado do Espírito Santo. Sabemos que os desafios são enormes, mas estamos agindo para que haja integração dos entes públicos e maior agilidade nas ações”, observou Fabrício Machado.

O encontro proporciona à Anamma espaço para promover a articulação entre os diversos agentes do meio ambiente. "Vamos ampliar o debate, pois não aceitamos que o meio ambiente fique confinado em questões pontuais. O assunto tem que estar presente em todas as questões relacionadas ao desenvolvimento urbano, ao planejamento e ao bem-estar do cidadão. O meio ambiente tem de estar na pauta do desenvolvimento estratégico dos municípios", declarou Rodrigo Vargas, presidente da Anamma.

Flávia Fernandes / Paulo Sena
Tels.: (27) 3636-2592 / (27) 99977-1012