27/06/2023 19h21 - Atualizado em 28/06/2023 09h25

Seama realiza primeiro encontro estadual entre secretarias de meio ambiente

A primeira edição do "Encontro de Secretários Municipais do Meio Ambiente" foi um sucesso. Realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o evento ocorreu durante o segundo dia do "Sustentabilidade Capixaba", na Praça do Papa, em Vitória.

Na reunião, que contou com a participação de mais de 60 cidades, foram apresentados os principais projetos do Governo do Estado para o segmento e como os municípios podem aderir. Entre eles, foi destaque o Reflorestar que promove a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, estimulando a adoção de manejo sustentável dos solos.

Além disso, o Programa Estadual de Mudanças Climáticas foi pautado durante o evento como uma ferramenta essencial na promoção do equilíbrio regional e da sustentabilidade, integrando ações e políticas que considerem tanto o crescimento econômico quanto a preservação ambiental.

Também foi anunciado o resultado do primeiro ciclo do Programa de Apoio aos Municípios (Proesam). O programa promove a sustentabilidade ambiental, envolvendo a participação de diversos órgãos governamentais e o cumprimento de metas. Cinco municípios ganharam destaque pela performance no primeiro interstício do programa. São eles: João Neiva, Muqui, Santa Maria de Jetibá, Rio Bananal e Boa Esperança. Três municípios ganharam reconhecimento pelo atingimento de 100% das metas não graduais. Foram eles: João Neiva, Muqui e Vila Pavão.

Para o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, a realização do encontro é fundamental. "Estamos buscando cada vez mais uma aproximação entre o Estado e municípios. Queremos fazer uma gestão de diálogo e próxima. Essa é uma das marcas do governador Renato Casagrande. Foi um momento muito importante essa primeira reunião geral e vamos repetir nos próximos anos. A Secretaria estará sempre à disposição dos municípios e da população capixaba", disse.

Estiveram presentes no encontro, secretários municipais do Meio Ambiente, representantes dos Comitês de Bacias; o diretor-presidente do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), Alaimar Fiuza; o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Fábio Ahnert; e o consultor do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES), Vilker Zucolotto, que apresentou o projeto ES Inteligente. O programa propõe uma parceria na estruturação de projetos de concessões públicas e parcerias público-privadas (PPP) nos municípios visando ao desenvolvimento sustentável.

O Sustentabilidade Capixaba

Essa é a primeira edição do evento na Grande Vitória que se consolidou com um dos maiores encontros ambientais do país. Realizado pelo Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, com apoio do Governo do Estado, o Sustentabilidade Capixaba tem como objetivo conectar empresas públicas e privadas, entre outras organizações para o debate e a troca de conhecimento que levem a melhoria da qualidade de vida dos capixabas por meio de ações sustentáveis.

Veja a programação: sustentabilidadecapixaba.com.br

Assessoria de Comunicação da Seama