17/08/2023 14h04 - Atualizado em 23/08/2023 14h09

Seama participa de reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente, em Brasília

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) participou, nesta quarta-feira (16), de mais uma reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente. O evento, que contou com a presença da ministra Marina Silva, reuniu representantes de órgãos estaduais, federais, municipais, membros do setor empresarial e da sociedade civil. Atualmente, o Espírito Santo faz parte como titular do grupo de trabalho que discute o tema mudanças climáticas no Brasil.

Durante a 139ª Reunião Ordinária, foram tratados diversos assuntos, incluindo a Resolução relacionada ao Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA), a Proposta de modificação do Regimento Interno e a análise da proposta de Resolução Conama. Essa última proposta diz respeito à caracterização de tipologias e estágios sucessionais do bioma Mata Atlântica no Estado de Goiás. Além disso, a reunião abrangeu discussões e deliberações sobre as matérias agendadas, bem como a apresentação de emendas.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, destacou a importância do encontro. “Nas reuniões do Conama é que podemos tratar sobre os principais temas relacionados ao setor ambiental em nosso país. É aqui que são tomadas as decisões e precisamos sempre buscar por um Brasil cada vez mais sustentável. O Espírito Santo está presente em todas as discussões e queremos avançar cada vez mais”, disse.

O Conama

O Conselho foi criado pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, e tem como responsabilidade principal tratar da política nacional ambiental. Ao todo, cinco setores fazem parte do colegiado. São eles: órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e entidades ambientalistas. Essa foi a reunião ordinária de número 138 e deu posse aos novos 114 conselheiros, entre titulares e suplentes.

Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Igor de Castro