Seama leva palestra sobre sustentabilidade para crianças em Cariacica

Nessa quarta-feira (03), a agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Aline Garcia, realizou uma palestra sobre sustentabilidade com as turmas da educação infantil do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cleto Prudêncio Rodrigues, em Cariacica. A ação fez parte do projeto “Todos os caminhos nos levam à água”, desenvolvido pela escola na disciplina de Educação Física.
De forma lúdica e acessível, a palestra abordou temas como o conceito de sustentabilidade, o ciclo da água, a importância dos recursos hídricos para a vida e a biodiversidade, além dos principais problemas ambientais da atualidade, como desmatamento, aquecimento global e poluição marinha. As crianças também refletiram sobre práticas de preservação, incluindo o uso consciente da água, finalizando com a canção “Vida pra gente”, produzida pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) com apoio do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fundema).
Durante a atividade, foi exibido o curta-metragem “Ilha do Lixo”, que retrata os impactos dos resíduos no ambiente marinho. A escola também recebeu um exemplar do livro "Preservando o nosso quintal: Reserva Biológica de Duas Bocas", doado pelo IEMA para o acervo da biblioteca.
As práticas educativas foram complementadas por oficinas com plantio de suculentas em materiais reutilizados, pintura de máscaras de animais e distribuição de adesivos da fauna capixaba, todos oferecidos pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Segundo a professora de Educação Física, Dayane Nunes, idealizadora/responsável pelo projeto, a participação da SEAMA trouxe uma contribuição valiosa: “Foi muito especial receber esse conhecimento de forma alegre e lúdica, o que enriquece o aprendizado e fortalece a conscientização ambiental dos mais de 200 alunos do CMEI”.
O projeto, segundo a direção escolar, tem conquistado as crianças, que aguardam com entusiasmo cada atividade. A integração de saberes ambientais ao cotidiano escolar reforça a importância da água e da preservação ambiental como valores desde a infância.
Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, iniciativas como esta fortalecem a educação ambiental e aproximam as crianças das práticas de cuidado com o planeta. “Formar uma geração mais consciente e comprometida com a sustentabilidade é um dos maiores legados que podemos deixar para o futuro”, destacou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Ana Luíza Andrade
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES