03/09/2024 15h25

Seama e Sebrae realizam 1º Fórum Estadual de Economia de Impacto em Vitória

Reunir empreendedores, empresários, pensadores e instituições públicas e do terceiro setor, com o propósito de encontrar soluções para problemas sociais e ambientais, por meio de negócios de impacto socioambiental, mais conhecidos como Nisa. Esse é o tema principal do 1º Fórum Estadual de Economia de Impacto do Estado, realizado nessa segunda-feira (02) e nesta terça-feira (03), no auditório do Sebrae, na Enseada do Suá, em Vitória.
 
O trabalho coletivo de produção foi dividido em eixos temáticos, com o objetivo de elaborar e aprofundar propostas/recomendações de políticas públicas que apoiem o fortalecimento do ecossistema de impacto positivo no Espírito Santo, ou seja, focados em prerrogativas de inclusão, de geração de renda, de bem-estar social, de inovação e de desenvolvimento econômico.
 
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, o apoio a quem quer empreender com negócios que causam impacto socioambiental positivo é parte do que está sendo amadurecido no Fórum e esta é, segundo ele, uma iniciativa fundamental para tornar o Estado ainda mais competitivo, sustentável e responsável ambientalmente.
 
“Toda atividade humana e, principalmente, um empreendimento ou uma atividade econômica vai gerar algum impacto ambiental, mínimo que seja, e entender como é possível mitigar ou minimizar esses efeitos é parte do que foi discutido no Encontro. O Governo do Estado está sendo pioneiro nesse sentido, nas regiões Sul e Sudeste”, explicou o secretário Felipe Rigoni.
 
O diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), Eurípides Pedrinha, destacou a importância de valorizar o Fórum como espaço propositivo, que possibilita mais assertividade e melhores resultados para toda a sociedade.
 
“A realização deste fórum é um esforço que se espraia noutras iniciativas estaduais e regionais, com destaque para a importância de estarmos juntos nesse momento, construindo de modo colaborativo as estratégias capixabas para o segmento”, ressaltou Eurípides Pedrinha.
 
Entre os eixos discutidos estão: Ampliação da oferta de capital para a economia de impacto; Aumento do número de negócios de impacto; Fortalecimento das Organizações Intermediárias; Promoção de ambiente institucional e normativo favorável aos investimentos e Negócios de Impacto; e o eixo Articulação Interfederativa com estados e municípios no fomento à economia de impacto.
 
Em dois dias de trabalhos colaborativos, está sendo elaborado o “Pacto do Espírito Santo para a Estratégia Nacional de Investimentos em Negócios de Impacto”, que será resultado do encontro com as propostas e compromissos de ações. O Pacto será encaminhado para o Comitê Estadual de Fomento a Investimentos e Negócios de Impacto Socioambiental (Cenisa), que tem a primeira reunião ordinária marcada para esta quarta-feira (04), no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande.
 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard