17/10/2024 15h03

Seama e Banco Mundial realizam workshop sobre Programa Reflorestar

Com o objetivo de discutir práticas sustentáveis e inovadoras de reflorestamento e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio da  Unidade Gestora do Programa Águas e Paisagem II (UGP), e o Banco Mundial realizaram o Workshop “Reflorestar: Reforçando Conceitos e Experiências”.

A iniciativa contribuiu para gerar um aprofundamento nos temas do Programa Reflorestar, da Seama, por meio de treinamento e do compartilhamento de conhecimento e de experiências internacionais. O evento aconteceu nessas terça-feira (15) e quarta-feira (16), tendo como público-alvo colaboradores diretamente envolvidos no Reflorestar, das seguintes entidades: Banco Mundial, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Também participaram as equipes do Reflorestar e da UGP.

Na manhã dessa terça-feira (15), o economista ambiental Stefano Pagiola, do Banco Mundial, realizou palestra no Palácio Fonte Grande, em Vitória, abordando conceitos e lições aprendidas sobre PSA em países da América Latina, como México e Costa Rica. Na parte da tarde, os participantes do evento se deslocaram ao município de Santa Leopoldina para conhecer propriedades rurais que participam do Reflorestar.

Já na quarta-feira (16), o evento seguiu para o auditório do Centro de Inteligência de Defesa Civil (Cidec), em Vitória, onde Pagiola ministrou um treinamento para a equipe do Reflorestar. À tarde, o diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Jabor, apresentou uma avaliação do Reflorestar realizada pelo Instituto. Antes do encerramento do evento, a especialista em Desenvolvimento Social Juliana Paiva, do Banco Mundial, falou sobre dois temas: “Aspectos de Comunicação e Participação”, e “Inclusão de Gênero”.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, o workshop traz efeitos positivos significativos para a ampliação do alcance do programa. “Essa vivência colaborativa resulta em uma gestão mais eficiente dos ecossistemas, contribuindo para a restauração do ciclo hidrológico e a recuperação da cobertura florestal, ao mesmo tempo em que gera oportunidades de renda para os produtores rurais”, enfatizou o secretário.

O coordenador da Unidade Gestora do Programa Águas e Paisagem, Germano Felippe Wernesbach, falou sobre o evento. “O workshop teve como principal objetivo capacitar os servidores que atuam no Programa Reflorestar, trazendo para o seu conhecimento algumas experiências bem-sucedidas apoiadas pelo Banco Mundial em outros países. Outro alvo do evento era proporcionar à equipe do Reflorestar a oportunidade de expor sua experiência na execução do Programa no Espírito Santo. A troca de informações e experiências entre os órgãos é essencial para o sucesso do Programa”, disse Wernersbach.

Reflorestar

O Programa Reflorestar é uma iniciativa do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que tem como objetivo promover a restauração do ciclo hidrológico pela conservação e recuperação da cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, estimulando a adoção de manejo sustentável dos solos.

Águas e Paisagem II

O Programa Capixaba de Segurança Hídrica – Águas e Paisagem II é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo, em parceria com o Banco Mundial, que tem como objetivo fortalecer a capacidade do Estado para gerenciar recursos hídricos e eventos hidrológicos extremos, assim como aumentar a resiliência aos riscos de inundações e estiagem. Para isso, vai investir R$ 582 milhões em ações de capacitação, fortalecimento institucional, elaboração de planos, estudos e projetos, Pagamento por Serviços Ambientais, melhorias em políticas públicas e obras em áreas rurais e urbanas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard