02/12/2021 14h43

Seama apresenta compromissos do Governo do Estado firmados na COP 26 na 104º Reunião da Abema

Foto: Paulo Sena/Seama

Na última reunião ordinária de 2021 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que teve início nessa quarta-feira (1º) e prossegue até o domingo (05), no Palácio dos Leões, na sede do Governo do Maranhão, os secretários e diretores presidentes dos órgãos estaduais de meio ambiente brasileiros debateram as políticas ambientais para o enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas, discutidos na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), em Glasgow, na Escócia.

Na abertura do evento, o governador maranhense, Flavio Dino, que foi o anfitrião, recepcionou os associados e reforçou o desafio para o século 21 de garantir soluções para os efeitos das mudanças climáticas, refletindo sobre o compromisso dos governadores brasileiros na COP 26, realizada no mês de novembro.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabrício Machado, que também esteve na Escócia com o governador do Estado, Renato Casagrande, ponderou que as discussões explanadas na reunião da Abema seguem cumprindo o que foi aclamado na conferência da ONU, que é garantir o compromisso de diminuir o desmatamento e o aquecimento do planeta, promovendo ações sustentáveis e de economia verde de baixo carbono.

“Na Escócia, o governador Renato Casagrande apresentou o Consórcio Brasil Verde aos gestores ambientais, investidores internacionais, ambientalistas e chefes de Estado, em vários encontros e painéis temáticos na COP 26. Foi um divisor de águas para mostrar o esforço dos estados subnacionais de encontrar novos caminhos para a neutralidade de carbono, destacando também o fato de o Brasil ser um destino mundial para investimentos no novo e promissor mercado do carbono, além das políticas de sustentabilidade e inovação ambiental e florestal”, explicou Fabrício Machado.

O secretário acrescentou ainda que a conferencia na Escócia foi uma oportunidade de os investidores internacionais conhecerem os programas e projetos capixabas de restauração florestal de larga escala, como o Reflorestar, e outras iniciativas em políticas de recursos hídricos, como o Probacias, de gestão ambiental municipal, e o Proesam, além dos investimentos em saneamento do Programa Águas e Paisagem, entre outros.

A presidente da Abema, Mauren Lazzaretti, que também é secretaria estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso, acrescentou que os estados brasileiros são hoje responsáveis por 90% da agenda ambiental do País. Ela reforçou o papel da Abema na promoção destas ações sistemáticas e das cooperativas de construção de políticas públicas ambientais. “Os estados brasileiros foram muito bem representados na COP 26, com programas e projetos sólidos e com compromisso com o futuro do País", analisou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama