Seama anuncia fase de pré-adesão para 2º ciclo do Programa PET VIDA

Nesta quarta-feira (26), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) publicou a portaria nº 006, anunciando a fase de pré-adesão ao segundo ciclo do Programa Estadual de Bem-Estar Animal, o PET VIDA. O objetivo é atrair os municípios a manifestar interesse e apresentar documentação visando ao ingresso no programa.
O PET VIDA tem como propósito a realização de ações para melhorar a qualidade de vida de cães e gatos em situação de vulnerabilidade, além do cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco na saúde animal e na promoção da guarda responsável.
Os municípios interessados em aderir ao segundo ciclo do Programa PET VIDA devem encaminhar à Seama a documentação necessária para a fase de pré-adesão, incluindo comprovação do pleno funcionamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, cópia da lei de criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente ou Bem-Estar Animal e certidões de regularidade do fundo, entre outros documentos especificados na portaria.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, ressaltou a importância do programa: "Os resultados obtidos no primeiro ciclo demonstram o compromisso do Estado com a saúde e o bem-estar dos animais. Com o segundo ciclo, esperamos ampliar ainda mais o alcance das ações e beneficiar um número maior de municípios e animais".
As ações do Programa PET VIDA serão voltadas prioritariamente para animais errantes, animais de tutores em situação de vulnerabilidade social, animais de protetores independentes, animais nos entornos de áreas de preservação ambiental, e animais em terras de povos originários e comunidades tradicionais. Entre as ações contempladas estão urgência e emergência, tratamento de doenças, esterilização, vacinação, cadastramento de animais e tutores para guarda responsável e acolhimento temporário de animais errantes para tratamento.
Com o lançamento do segundo ciclo do Programa PET VIDA, o Espírito Santo reforça seu compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar animal, contribuindo para a construção de comunidades mais conscientes e responsáveis em relação aos cuidados com cães e gatos em situação de vulnerabilidade.
Sobre o primeiro ciclo
No primeiro ciclo do PET VIDA, encerrado em 2024, 35 municípios aderiram ao programa, resultando na contratação de 58 médicos veterinários e na integração de 126 profissionais, totalizando 180 colaboradores dedicados às ações de bem-estar animal. Entre as atividades realizadas, destacam-se 4.163 procedimentos de castração, sendo 74% em fêmeas, e a microchipagem de 4.753 animais, medidas fundamentais para o controle populacional e a identificação de pets perdidos ou abandonados.
Além das castrações e microchipagens, o programa promoveu a vacinação de 2.615 cães e 893 gatos com as vacinas V4 e V10, que protegem contra diversas doenças. Foram realizados também 1.955 tratamentos, abrangendo desde vermifugações até testes rápidos para doenças específicas. A taxa de utilização e sucesso do programa foi de 82%, evidenciando a efetividade das metas e ações propostas, refletindo o impacto positivo das iniciativas na saúde e bem-estar dos animais nas comunidades atendidas.
O coordenador do Programa PET VIDA, Victor Ricciardi, destacou o avanço do programa nos municípios que aderiram em 2024. "A contratação de 58 médicos veterinários e a integração de 126 profissionais resultaram em um esforço coletivo impressionante, com mais de quatro mil castrações e quase cinco mil microchipagens, fundamentais para controlar a população de animais e facilitar a identificação de pets perdidos. Além disso, a vacinação de quase três mil cães e gatos contra doenças graves e a realização de quase dois mil tratamentos refletem um compromisso claro com a saúde animal", frisou Ricciardi.
CLIQUE AQUI para ter acesso a Portaria nº 006-R na integra.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Ana Luíza Andrade
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES