10/11/2016 15h50 - Atualizado em 10/11/2016 15h55

Reflorestar reúne produtores de 10 municípios

Foto: Álvaro Muniz

Nesta sexta-feira (11) e sábado (12), o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, e o diretor Everaldo Colodetti, do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), têm cinco reuniões marcadas junto a produtores rurais de dez municípios do Espírito Santo para falar sobre o Programa Reflorestar.

As reuniões acontecerão na sexta-feira (11), às 9 horas, em Nova Venécia, no cerimonial D’Venezia (com a participação de Vila Pavão); às 13 horas, em Ecoporanga, no Espaço Banco Nordeste; às 15 horas, em Água Doce do Norte, no Cras; às 17 horas, em Barra de São Francisco, no Salão Paroquial. No sábado, a reunião acontece em Mantenópolis, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (com a participação de Alto Rio Novo e Pancas).

O Programa Reflorestar agora ganhou mais agilidade. Agora, o pagamento aos servidores é feito por meio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Isso porque o Governo do Estado está ampliando a cobertura vegetal e precisa de maior cobertura.

O produtor que recebe recursos financeiros na forma de pagamento por serviços ambientais, para adquirir insumos como mudas de espécies florestais, material para cercamento da área, adubo, dentre outros, não precisará mais apresentar nota fiscal para prestar contas. A fiscalização será feita por técnicos que vão a campo ver se o acordo está sendo cumprido.

O Reflorestar é uma referência no Brasil por alcançar capacidade de recuperar florestas em escala. Haverá o aumento da cobertura florestal no Espírito Santo em 80 mil hectares, até 2018.

O Espírito Santo foi o primeiro a assumir em 2015, o Desafio 20x20, lançado na COP da Convenção do Clima, em 2014, no Peru. A iniciativa é um esforço liderado por países e organizações da América Latina e do Caribe e tem como objetivo restaurar ou mesmo evitar o desmatamento em 20 milhões de hectares de terras degradadas até 2020.

O objetivo do Reflorestar é de aumentar a cobertura florestal. Um sistema agroflorestal que utilize espécies como o cacau, a banana e o açaí consorciado com espécies nativas da Mata Atlântica, vai permitir a infiltração da água no solo, sem abrir mão da necessidade do produtor rural ter renda e se manter na propriedade rural.

Hoje, aproximadamente 4.500 produtores estão cadastrados por todo o Espírito Santo. Destes, quase 2 mil estão sendo atendidos. Nosso cadastro pode ser feito on-line, pelo www.reflorestar.es.gov.br.

O Reflorestar é bom para todo mundo. As florestas recuperadas facilitam o processo de infiltração da água no solo, garantindo maior oferta para o produtor e para as cidades. Isso, além de gerar renda para o produtor que vai poder explorar, de forma sustentável, a floresta.