29/12/2017 16h04 - Atualizado em 02/01/2018 09h21

REFLORESTAR FAZ REUNIÃO DE MOBILIZAÇÃO NA CIDADE DE GUAÇUÍ E ANUNCIA NOVOS ATENDIMENTOS PARA 2018

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Seama) realizou uma reunião de mobilização do Programa Reflorestar, em Guaçuí, na tarde desta quarta-feira (27).  A rteunião, que foi realizada no  auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guaçuí (Acisg),O Programa Reflorestar foi a primeira visita da nova fase do projeto na região do Caparaó.

O secretário Aladim Cerqueira apresentou O programa aos produtores presentes e resaltou que o objetivo é oferecer possibilidades ao agricultores que combinem conservação ou plantio de árvores com geração de emprego e renda. “Nosso objetivo é apresentar modelos que sejam favoráveis para os produtores e também para a natureza. Hoje sabemos que é possível que a floresta possa ser aproveitada economicamente, sem precisar ser desmatada. A estimativa é que cerca de 60 novos atendimentos sejam feitos aqui, afirmou.

Cerqueira também orientou os produtores sobre o funcionamento do cadastro, as etapas a serem cumpridas, como, por exemplo, a disponibilidade de consultores do bandes que já estão à disposição dos produtores da região que queiram aderir ao programa.

O subsecretário de Articulação Regional,Luiz Moulin, falou sobre a importância da região do Caparaó para o desenvolvimento econômico do
estado e dos investimentos que serão feitos pelo governo no próximo ano. Moulin também destacou que investimentos  feitos em outras regiões, dependem da água que nasce na região do Caparaó e suas bacias. “Água está em extinção no planeta e nossa região ainda tem essa riqueza” concluiu.

A prefeita de Guaçuí Vera Costa ressaltou a necessidade de recuperar  as nascentes da cidade e do entorno. Ela pontuou que é impossível realizar esta recuperação sem reflorestar a localidade. “E a parceria com o governo é essencial para isso e sabemos da preocupação que o governador Paulo Hartung tem com nossa região. Eu acredito que, em curto, médio e longo prazo vai ser possível recuperar grande parte da cobertura florestal", ressaltou

Um momento emocionante da reunião foi a fala  do produtor rural Nilson Rossi, da comunidade de São Felipe, em Guaçuí, que já fez a adesão ao programa. Ele salientou os benefícios do  Reflorestar e relatou sua experiência.  “Fiz o reflorestamento por minha conta, na
minha propriedade, e já vou receber pela mata que tenho preservada. Eu indico o programa a todos”, contou entusiamado .

Também estaviveram presentes o diretor da Acisg, Rodrigo Simões;  os vereadores Marcos do Goes, Laudinho e Valmir Santiago, os secretários municipais de Agricultura, Edielson Rodrigues, e de Meio Ambiente, Roberto Martins; o gerente do Bandes, Dilmar Pezzin; os consultores do Bandes Graciane Dutra Santos e Acácio Nascimento e o representante da da Polícia Militar Ambiental, José Miguel de Souza.

Seama – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Maxieni Muniz/ Mariana Bolsoni