05/01/2018 16h29

Reflorestar em Sooretama: mais uma das ações do Governo para melhorar a vida da população das áreas rurais

O Governo do Estado segue fazendo investimentos para melhorar a qualidade de vida da população das áreas rurais. Por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), foram inauguradas na tarde desta quinta-feira (04) duas barragens construídas no distrito de Juncado, em Sooretama: os reservatórios de Cupido e Pasto Novo. O investimento realizado para ambos foi de mais de R$ 2 milhões.

Além disso, foi anunciado que a localidade será beneficiada com uma antena de telefonia móvel e internet 3G por meio do Programa Campo Digital e realizada a entrega de escavadeira hidráulica. Participaram da solenidade o governador Paulo Hartung; o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto; o prefeito Alessandro Broedel, além de lideranças estaduais e do município.

Na construção da Barragem no córrego Cupido foram investidos R$ 1,1 milhão. Ela terá capacidade para armazenar 209 milhões de litros de água em 10,7 hectares de área alagada. Já o reservatório no córrego Pasto Novo recebeu o investimento de R$ 998 mil para armazenar 332 milhões de litros de água em 11 hectares.

Foi realizada também a entrega da escavadeira hidráulica no valor de R$ 278 mil.

Já a antena de telefonia móvel para o distrito de Juncado será uma das 100 torres que serão instaladas pelo Programa Campo Digital.

O governador Paulo Hartung destacou a utilidade das barragens feitas no município e destacou que foi uma importante conquista da comunidade no enfrentamento aos longos períodos de estiagem. Hartung também defendeu a importância da sociedade fortalecer e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos Consórcios de Bacias Hidrográficas. Para Hartung é necessário a sociedade avançar na relação com os recursos naturais e citou como exemplo a recém crise hídrica enfrentada pelo Estado. O governador destacou que estudiosos afirmam que foi a maior crise de falta d’água dos últimos 80 anos em território capixaba.

“Estamos em um conjunto de ações do Governo do Estado na região. Estamos comprando esse equipamento a ,retroescavadeira, autorizando também a aquisição de duas antenas de telefonia e internet móvel para conectar a duas comunidades deste município, além disto, hoje também estamos inaugurando dois reservatórios de água que são estratégicos para região. Além de reservar água, é necessário  avançarmos na produção de água e, para isto, temos que avançar na ampliação da cobertura florestal, cuidar de nossas nascentes e mananciais”, comentou o governador.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, disse que o Governo entrega todos os investimentos porque está com as contas organizadas e destacou o Programa de barragens.
“As barragens de Cupido e Pasto Novo vão resolver de vez o problema de abastecimento de água do distrito de Juncado. Foi um investimento de mais de R$ 2 milhões para reservar água da chuva, que já começou a enxer os reservatórios e futuramente, terá a capacidade de armazenar água para os próximos quatro anos para o distrito de Juncado. Até o final do ano serão 60 barragens em todo o Estado".

O Prefeito de Sooretama, Alessandro Broedel, disse que o Governo do Estado, junto com o município está aplicando o dinheiro público de maneira correta. “Agradeço ao Governo pelos investimentos no município e dou destaque à doação da máquina e agradeço também pelos operadores da máquina, que fazem um belo trabalho”.

Programa Estadual de Constrição de Barragens

Até o final de 2018, o Governo do Estado, por meio da Seag, vai investir R$ 60 milhões para a construção de 60 barragens em todo o Espírito Santo. O objetivo é aumentar a reservação de água para o enfrentamento de futuros períodos de estiagem.

Reflorestar

Na ocasião, o Governo do Estado – por meio do Programa Reflorestar – realizou o pagamento de 34 propriedades rurais.  Esses atendimentos estão sendo realizados no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre Seama/Reflorestar e a Leão Alimentos e TNC , com apoio do IBIO e do Comitê de Barra Seca e Foz do Rio Doce, que tem como meta o atendimento a 51 propriedades rurais nas sub-bacias dos rios Cupido e Pau Atravessado.

Sobre esta ação, o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recurso Hídricos, Aladim Cerqueira, informou que o valor pago a estes proprietários – que totaliza no município e entorno R$ 376 mil – é destinado a compra de insumos como mudas, cerca, adubo e também recompensa por florestas conservadas.

Com o investimento feito pelo programa na região, 86,02 hectares estão em recuperação e 60,87 hectares de vegetação nativa estão sendo conservadas.  “O arranjo feito nesta região é muito interessante porque evidencia o interesse do setor produtivo local em apoiar ações de Reflorestamento. No caso em questão, a empresa verificou que o plantio de árvores nas propriedades que fornecem sua matéria-prima – maracujá, manga, goiaba – poderia trazer maior disponibilidade de água, garantindo a produção. Esse é o propósito do Reflorestar, garantir qualidade ambiental e gerar emprego e renda para os produtores”, afirmou.

Ainda sobre o modelo desenvolvido em Sooretama, Cerqueira ressaltou que é fundamental investir em arranjos como este. “Devemos replicar essas ações em outros municípios, reduzindo cada vez mais os gastos do Estado, que passam a ser assumidos pelo setor produtivo que é diretamente beneficiado pelos benefícios ambientais fornecidos pela floresta, em especial, a regularização das vazões. O Estado criou e fornece o que é mais complexo, que é o meio de fazer isso acontecer, a partir da plataforma de gestão criada pelo Reflorestar”, concluiu.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seag