17/08/2017 13h39 - Atualizado em 20/09/2017 16h05

Reflorestar é destaque em publicação da WWF, organização internacional dedicada à conservação da natureza

O Programa Reflorestar, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), acaba de ser destaque na publicação “Código Florestal Brasileiro: Haverá futuro?”, da renomada ONG internacional WWF-Brasil, que se dedica à conservação da natureza. A revista, que traz opiniões de representantes de vários setores da sociedade sobre o futuro da lei florestal, cita o Reflorestar e exalta o Espírito Santo como sendo o único Estado do Brasil a ter uma política estruturada de recuperação de florestas.

O artigo “Olhar o passado para planejar o futuro” é assinado pelo advogado Raul Silva Telles do Valle, mestre em Direito Econômico pela USP e atual chefe da Assessoria Jurídico-Legislativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Distrito Federal. Ele diz: “vale menção o caso do Espírito Santo, o único Estado da federação a adotar uma política integral de pagamento por serviços ambientais, o Programa Reflorestar, que já apoiou a recuperação de mais de 6 mil hectares de florestas e tem uma fonte de rendimentos razoavelmente permanente, embora variável, que são os royalties do petróleo”.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Aladim Cerqueira, é gratificante ver o Reflorestar tendo destaque internacional. “Para nós é um orgulho ver o Espírito Santo citado na publicação da WWF-Brasil, uma das ONGs mais importantes do mundo no tema da conservação. O nosso Estado, com o Reflorestar, é o único no Brasil com uma política estruturada de recuperação, indo além do que estabelece o Código Florestal e no mesmo caminho das nações que recuperaram florestas”.

A publicação da WWF-Brasil tem como objetivo tornar amplo o debate a respeito do Código Florestal Brasileiro, que completa cinco anos, e sua implementação. Ela apresenta, por diferentes pontos de vista, reflexões sobre o futuro das leis florestais e as metas a serem atingidas.

SOBRE A WWF
O WWF-Brasil é uma ONG internacional com atuação em áreas da Amazônia, do Pantanal, da Mata Atlântica e do Cerrado. Faz parte de uma rede independente de conservação da natureza formada por organizações e tem escritórios em várias partes do mundo.

SEAMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Texto: Izadora Roriz
Assessoria de Comunicação
Andréa Pirajá
Tatiana Ronchi
Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Instagram: @meioambientees

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard