07/03/2018 17h33

Projeto Conecta Meio Ambiente reduz em 80% o tempo de emissão do Licenciamento Simplificado

O Conecta Meio Ambiente é um projeto que visa dinamizar a atuação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), melhorando a qualidade dos serviços prestados e aumentando a sua capacidade gerencial e eficiência operacional. O processo que levava em média 30 dias para ser aprovado no papel, com a transformação digital passou a ser liberado em sete dias.

O projeto apresenta ganhos significativos em relação à qualidade dos serviços prestados, reduzindo o tempo de tramitação, além de redução de papel e facilidade de acesso para o cidadão. Muito se fala também sobre a transparência e a rastreabilidade de processos, especialmente para órgãos do Governo. Com o Conecta ficou mais simples e rápido acompanhar cada uma das demandas geradas pelo cidadão.

“A principal expectativa desse projeto é trabalhar para resolver a vida do cidadão, e esse é o maior retorno que já estamos tendo. Os resultados que obtivemos com a automação de processos não conseguiríamos com a aquisição de um único sistema, nenhum software integraria em um só local todos os detalhes do licenciamento e processos administrativos dentro de uma mesma ferramenta”, afirma Aladim Cerqueira, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo.

Do total de 50 processos contratados, 11 já foram automatizados, com destaque para o licenciamento ambiental por procedimento simplificado, emissão de certidão negativa de débitos ambientais (CNDA) e dispensa de licenciamento, todos serviços críticos prestados pelo órgão e que, agora, são 100% digitais.

Conheça os processos que foram automatizados: Licença por Adesão e Compromisso (LAC), Licença por Adesão e Compromisso (Transp.), Licença Ambiental Única (LAU), Controle de Condicionantes (Simplificado), Concessão de Diárias, Multas e Recursos, Solicitação de Veículos, Emissão de CNDA, Dispensa de Licenciamento, Consulta Prévia de Dispensa, Consulta Geral.

O projeto

Compõe um dos projetos estratégicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH). O projeto representa um conjunto de iniciativas que tem por objetivo dinamizar a atuação dos órgãos de meio ambiente, a partir do uso da tecnologia, do engajamento de pessoas e da inovação em processos.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard