25/07/2019 19h18 - Atualizado em 25/07/2019 19h41

Projeto Barraginhas é apresentado ao Consórcio Intermunicipal da Região Noroeste

Foto: Paulo Sena/SEAMA

A implantação da tecnologia de Barraginhas ganhou força no Estado com apresentação do projeto ao Consórcio Intermunicipal da Região Noroeste. Na manhã desta quinta-feira (25), o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabrício Machado, participou de reunião no município de Águia Branca, onde apresentou o “Projeto Barraginhas da Embrapa em microbacias no Estado do Espírito Santo” a lideranças municipais.

O objetivo é que o produtor rural de base familiar tenha acesso à tecnologia que permite a construção de pequenas bacias para captação da água oriunda de torrentes pluviais. Dessa forma, a água da chuva infiltra o terreno e reabastece o lençol freático.

Com ações de capacitação e multiplicação de tecnologias, o projeto cria uma nova realidade no Espírito Santo, sobretudo em áreas que buscam por melhorias na irrigação do solo.

Recuperação hídrica

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabricio Machado, enalteceu o propósito e os resultados de recuperação hídrica e ambiental do Projeto Barraginhas. “Precisamos não apenas reconhecer o impacto desse estudo chancelado pelos técnicos da Embrapa, mas também ampliar o projeto para que mais municípios possam aderir e se beneficiar”.

O secretário também reforçou junto aos gestores a necessidade de os municípios presentes finalizarem seus processos internos para a municipalização do licenciamento ambiental. Tal compromisso tem prazo final, definido por Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), para 31 de dezembro deste ano.

O Consórcio Intermunicipal tem como objetivo buscar fortalecimento e lutar por melhorias para a região em diversas áreas. A intenção da Seama é fazer com que o Barraginhas seja mais um braço de ação para o fortalecimento dos produtores rurais de base familiar, levando tecnologia e distribuindo conhecimento.

O Consórcio Intermunicipal da Região Noroeste é formado pelos municípios de Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantena (MG), Marilândia, Mantenópolis, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério.

Saiba mais

O Projeto Barraginhas foi criado pelo engenheiro agrônomo Luciano Cordoval na década de 90. As barraginhas disseminadas pelo projeto estão presentes no Distrito Federal e em 12 Estados além do Espírito Santo: Minas Gerais, Piauí, Ceará, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Sergipe, Bahia.

Assessoria de Comunicação do Iema

Flávia Fernandes / Paulo Sena