29/05/2023 15h20 - Atualizado em 29/05/2023 15h59

Programa Reflorestar lidera esforços de preservação e recuperação da Mata Atlântica

No último dia 27 de maio, em alusão ao Dia Nacional da Mata Atlântica, foi lançado o primeiro vídeo de uma série que apresenta na prática o impacto do Programa Reflorestar na vida do produtor rural. Desenvolvido pelo Governo do Estado, o Reflorestar lidera esforços de preservação e recuperação da Mata Atlântica, buscando a conservação e recuperação da cobertura florestal desse bioma, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, além de fomentar a sustentabilidade ambiental e econômica.

 

Com o apoio do FUNDÁGUA e do Banco Mundial, o Programa Reflorestar já contratou mais de R$ 100 milhões e atendeu quase quatro mil propriedades rurais em todo o Espírito Santo. Um dos diferenciais do programa é a adoção do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que garante o apoio financeiro para a manutenção e a recuperação de áreas desmatadas. 

 

Durante todo o Programa Reflorestar, 8.5 milhões de árvores foram plantadas e 8.4 milhões estão se regenerando naturalmente, além de mais de 26 milhões de árvores que são mantidas com o apoio do programa. Essa abordagem inovadora concilia o plantio de espécies florestais com espécies agronômicas, como café, palmito, açaí, banana, cacau, entre outras. Esse modelo permite que a conservação do solo, da água e da biodiversidade ocorra de forma associada à geração de renda. 

 

De acordo com o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, atualmente restam apenas 7% da área total da floresta, sendo esses remanescentes encontrados principalmente em áreas de conservação ambiental. Diante dessa preocupante realidade, é fundamental ressaltar a relevância desse bioma para o País e a necessidade urgente de protegê-lo.

 

História 

 

Em memória à histórica "Carta de São Vicente", datada de 1560, em que o Padre Anchieta descreveu pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, o dia 27 de maio foi instituído como o Dia Nacional da Mata Atlântica, por meio de decreto presidencial de 21 de setembro de 1999. Com o objetivo de apresentar e divulgar medidas para a preservação desse bioma ameaçado, a data serve como uma importante ocasião para conscientizar sobre a importância de preservar e restaurar a Mata Atlântica.

 

Você pode assistir AQUI o primeiro episódio no vídeo abaixo: 

Texto: Igor Silva de Castro

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard