15/08/2025 12h16

Programa Reflorestar integra iniciativa ‘Café Produtor de Água’ e amplia ações sustentáveis na cafeicultura capixaba

Foto: Foto: Divulgação - OCB/ES

O Espírito Santo deu mais um passo importante rumo à sustentabilidade na produção de café. O Programa Reflorestar e o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Café, ambos do Governo do Estado, passam a integrar oficialmente o Programa Café Produtor de Água, iniciativa do Conselho Nacional do Café (CNC) voltada à conservação de recursos hídricos e revitalização ambiental nas áreas produtoras.

O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado nessa segunda-feira (11), na sede do Sistema OCB/ES, em Vitória. Participaram da formalização o CNC, o Governo do Estado, o Sistema OCB/ES e as cooperativas Cooabriel, Nater Coop, Cafesul e Sicoob ES. A parceria marca um alinhamento estratégico entre entidades públicas e privadas para promover práticas sustentáveis na cafeicultura capixaba.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, a integração dos programas representa um avanço expressivo. “Estamos unindo preservação ambiental e desenvolvimento rural para garantir um futuro promissor ao setor cafeeiro. O Espírito Santo reafirma seu compromisso com uma cafeicultura sustentável, que valoriza o produtor e protege nossos recursos naturais”, destacou.

O coordenador do Programa Reflorestar, Gabriel Nunes, também celebrou a iniciativa. Segundo ele, os programas são “sinérgicos e complementares” e, com a participação das cooperativas, devem gerar benefícios diretos para os produtores rurais, potencializando oportunidades e fortalecendo a cadeia produtiva como um todo.

O Espírito Santo se destaca no cenário nacional como maior produtor de café conilon, segundo maior de café no total (conilon e arábica) e terceiro maior de café arábica, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com o novo acordo, o Estado reforça seu papel de referência em práticas ambientais e produtivas responsáveis, atendendo à crescente demanda global por sustentabilidade no campo.

Criado em 2021 pelo CNC, o Programa Café Produtor de Água busca promover a conservação da água e o manejo sustentável das bacias hidrográficas cafeeiras. Com a adesão dos programas capixabas, a iniciativa ganha escala e potencial de impacto na preservação ambiental e na resiliência climática das propriedades.

O Reflorestar, por sua vez, atua há mais de 12 anos no Espírito Santo e já promoveu a recuperação de mais de 12 mil hectares de florestas, preservou outros 13 mil hectares e plantou mais de 9,1 milhões de árvores. E que, neste novo ciclo, passou a apoiar a implantação de estruturas físicas de conservação do solo e da água, como a construção de barraginhas, caixas secas, terraços e a instalação de biodigestores, que contribuem para a infiltração de água no solo, prevenção de erosões e aumento da disponibilidade hídrica.

Com mais de R$ 100 milhões investidos e 5,2 mil produtores atendidos, o programa estadual se consolida como uma das principais ferramentas de restauração e preservação ambiental do País. A nova integração com o Café Produtor de Água promete ampliar ainda mais esses resultados, tornando a cafeicultura capixaba um exemplo de equilíbrio entre produção de qualidade e conservação ambiental.

 

Informações à Imprensa:
 
Assessoria de Comunicação da Seama
 Paulo Sena / Cilio Netto / Ana Luíza Andrade
 (27) 99956-0609
 meioambiente.es@gmail.com   
 Instagram: @meioambientees
 Facebook: Meio Ambiente ES 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard