29/11/2022 14h58

Programa Reflorestar é destaque na IV Conferência Brasileira de Restauração Ecológica

Foto: Hélio Filho/Secom

A Capital do Espírito Santo recebe até o próximo dia 02 a IV Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, evento nacional organizado pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (Sobre). A cerimônia de abertura aconteceu nessa segunda-feira (28) com a participação do governador do Estado, Renato Casagrande. O evento acontece no Centro de Convenções de Vitória e tem apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

Com o tema “Restauração Multifuncional e Mudanças Climáticas”, serão debatidos e apresentados trabalhos científicos, estudantis e experiências de públicas sobre restauração ecológica, seus desafios e inovações. Um dos destaques do evento é o Programa Reflorestar, criado pelo Governo do Estado em 2011 e atualmente já restaurou mais de 10 mil hectares de cobertura florestal, com mais de 7,3 milhões de árvores plantadas e já apoiou mais de 4 mil produtores rurais capixabas.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabricio Machado, a relevância do evento está alinhada à agenda e a preocupação mundial por encontrar soluções para mitigação aos impactos das mudanças climáticas. “É contemporânea a discussão e vimos de perto na COP-27, o esforço dos países para achar novos caminhos sustentáveis e transformadores. O Governo do Estado tem investido e vem inovando no Programa Reflorestar para ir ao encontro desta visão mais verde, de carbono zero, unindo silvicultura, geração de renda e reflorestamento de forma equilibrada”, analisou.

Para o coordenador do Programa Reflorestar, Marcos Sossai, relembrar e apresentar a iniciativa na conferência é ir além de informar estes resultados, mas também promover um modelo efetivo de serviços ecossistêmicos e de geração de renda num programa multifuncional.

“É preciso conhecer o que é feito nos Estados para gerar mudanças, inovação e multiplicação. A conferência tem essa importância, gerando oportunidades de intercâmbio e de aprendizagem mútua. Precisamos entender o que está sendo feito em outros biomas e como estão sendo gestados os projetos de restauração ecológica. Aqui no Espírito Santo temos o Reflorestar que já é uma referência nacional de restauração florestal e que vem a cada ano ampliando sua forma de atuação e seu alcance”, disse o coordenador do programa.

Durante o evento, serão realizados 40 simpósios técnicos com várias temáticas. A programação completa está disponível no site: www.sobrestauracao.org/sobre2022

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard