11/12/2024 12h25 - Atualizado em 12/12/2024 11h32

Primeiro Encontro de Saberes reúne pesquisadores para discutir futuro do Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro do Espírito Santo

O 1º Encontro de Saberes do Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro do Espírito Santo (ZEEC-ES) reuniu cerca de 20 pesquisadores no Espaço Baleia Jubarte, em Vitória. O evento teve como objetivo apresentar uma devolutiva das percepções colhidas em questionários enviados aos estudiosos, que apontaram como o ZEEC-ES deve ser conduzido pelo Governo do Estado.

Os participantes, provenientes de universidades públicas e privadas, reforçaram a necessidade de incluir comunidades locais, como pescadores e povos tradicionais, e de garantir que as decisões sejam baseadas em dados científicos robustos e multidisciplinares.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, é fundamental a participação dos diversos setores da sociedade nesta construção do ZEEC. “Estamos garantindo que o trabalho será coletivo, colaborativo e transversal e, neste primeiro encontro, ouvimos a academia com contribuições imprescindíveis e esclarecedoras. É um compromisso que o Governo do Estado tem de escutar e unir forças porque serão estratégias que vão afetar o cotidiano das cidades e dos capixabas, diretamente”, esclareceu o secretário Rigoni.

Além disso, o Zoneamento deve contemplar a integração das comunidades locais e a construção de estratégias que abordem a adaptação climática. A proteção de ecossistemas críticos como manguezais e restingas também são prioridades que surgiram deste diálogo com os pesquisadores.

Danilo Soares Monte-Mor, coordenador do ZEEC-ES e gerente de monitoramento costeiro da Seama, destaca a importância do zoneamento como ferramenta de planejamento estratégico. “O ZEEC-ES é um instrumento essencial para orientar o uso sustentável dos recursos naturais. Depois de concluído, ele norteará as políticas públicas que poderão vir a ser implementadas no Espírito Santo”, afirmou.

O encontro é o primeiro de uma série que ampliará a participação da academia e dos protagonistas do zoneamento, fomentando um planejamento integrado e inclusivo para o litoral capixaba.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Ana Luíza Andrade
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard