05/12/2017 11h10 - Atualizado em 05/12/2017 16h17

Prêmio Ecologia 2017: Soluções e Inovações Ambientais

O Prêmio Ecologia está em sua 17ª edição. O tema deste ano, Soluções e Inovações Ambientais, teve o objetivo de promover e divulgar propostas de ação para solucionar problemas ambientais diversos. A cerimonia de premiação será realizada nesta quinta-feira (7/12), às 10 horas, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta.

Segundo o Gerente de Educação Chander Freitas, este ano houve uma reformulação na concepção do prêmio que, por meio de uma oficina realizada em conjunto com a Secretaria de Estado de Gestão (Seger), passou a ter um caráter mais técnico e voltado a projetos e pesquisas.

As categorias trabalhadas neste ano foram: pesquisa (graduação e pós-graduação), experiências de sucesso (urbano e rural), educacional (ensino fundamental e médio) e municípios sustentáveis.

Na comparação com as mesmas categorias em relação ao ano passado, houve um aumento de 60% na quantidade de projetos, com 90 inscrições. Os primeiros colocados de cada categoria receberão um notebook e os segundos colocados, um tablet.

O vencedor da categoria pesquisa em pós-graduação, além do notebook, receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 6 mil. Já o vencedor da categoria pesquisa em graduação receberá também R$ 3 mil. A categoria educacional premia tanto a escola, quanto o professor responsável pelo projeto.

O evento é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Seama), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Agência Estadual de Recursos de Hídricos (Agerh). A premiação conta com o apoio da Rede Vitória de Comunicação.

Programa de Educação Ambiental

Na ocasião, também será lançado o Programa Estadual de Educação Ambiental que foi construído pelo Órgão Gestor da Educação Ambiental, formado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e pela Secretaria de Estado da Educação.

O Programa tem como objetivo orientar os atores sociais que executam a Educação Ambiental, para que realizem ações com os parâmetros estabelecidos pelo Órgão Gestor em diálogo com a sociedade e que essa tenha acesso a uma política pública construída por ela e para ela.

Sua elaboração é fruto de um amplo processo participativo e democrático, que contou com a participação dos municípios em diversas oficinas e seminários, que contaram ao final com a participação de mais de 2 mil pessoas da sociedade civil, setor produtivo e poder público.

O Programa Estadual de Educação Ambiental garante a adequada implementação da Política Estadual de Educação Ambiental, estabelecida pela Lei Estadual nº 9265/2009.

Seama - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Maxieni Muniz