16/05/2019 16h20 - Atualizado em 16/05/2019 17h23

Plano Estadual de Resíduos Sólidos entra na fase de conferências regionais

Teve início a fase das conferências regionais para elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-ES) dos municípios de Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina e Vitória. A elaboração do PERS está na fase final e requer a formatação de um modelo de planejamento participativo e de caráter permanente.

O PERS é fundamental para que seja feito o mapeamento das áreas degradadas devido à inadequada disposição de resíduos sólidos e a compilação das informações em banco de dados, que servirão para a elaboração de ações de recuperação. Além disso, o Plano irá identificar os arranjos territoriais entre municípios, contíguos ou não, com o objetivo de compartilhar serviços ou atividades de interesse comum.

“A construção com os municípios dinamiza os recursos humanos, infra estruturais e financeiros existentes, de modo a gerar economia de escala. Estamos avaliando as vantagens logísticas, econômicas, sociais e ambientais, e um dos principais objetivos é a extinção dos lixões, além da recuperação das áreas degradadas, que deverão ser substituídas por aterros sanitários”, informa o subsecretário de Estado de Articulação Regional e Desenvolvimento Sustentável Elber dos Reis Tesch.

Conferências

As conferências regionais do PERS-ES têm o objetivo de apreciar os anseios do gerenciamento de resíduos sólidos do Espírito Santo, bem como colaborar na construção de programas, projetos e ações que irão impactar na gestão dos resíduos sólidos para os próximos 20 anos.

Vale ressaltar que o PERS-ES está sendo estruturado a partir da situação de todos os tipos de resíduos, em todas as regiões do Estado, acompanhado de análises as características dominantes, volumes gerados, destinação e custos.

Esse levantamento visa subsidiar as discussões públicas realizadas para respaldar estudos e planos de ação. A metodologia participativa no processo envolve a mobilização social e o modelo de comunicação imprime a auto responsabilidade.

Saiba mais sobre o Plano Estadual de Resíduos Sólidos clicando aqui.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama/Iema