01/07/2022 12h02

Parque Cultural Casa do Governador: um espaço de preservação ambiental permanente

Foto: Paulo Sena / SEAMA

Localizado na antiga fazenda do Ribeiro, na Praia da Costa em Vila Velha, o Parque Cultural Casa do Governador, além de abrigar a Residência Oficial do Governador e ser o mais novo espaço cultural capixaba é também uma área de proteção ambiental com enorme potencial para atrair projetos e atividades ligados ao patrimônio ambiental e a iniciativas de promoção à educação ambiental.

Inaugurado em maio de 2022, o Parque está com sua primeira exposição aberta ao público com 21 esculturas de artistas capixabas e de outros estados instaladas em uma área de 80 mil metros quadrados disponíveis para exposições, em um total de mais 93 mil metros quadrados. E todas as obras dialogando diretamente com o ambiente externo, em harmonia com a vegetação e a paisagem do local.

Um exemplo desta inter-relação entre meio ambiente e arte é a obra “Voar doce lar” dos artistas Rick Rodrigues & Luccas Martins, com a instalação de 59 casinhas de passarinhos feitas em madeira, representando as 59 espécies de aves catalogadas, em estudo preliminar, na área verde do Parque. Na obra ainda há o trabalho do produtor musical Lucas Martins, que propõe uma imersão sonora, criada a partir da gravação in loco de dez espécies de pássaros.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabricio Machado, convida os capixabas a conhecer o Parque numa perspectiva também ambiental. “Para além da apreciação das obras artísticas e intervenções temporárias e permanentes, perceber a beleza natural local contribui para entendermos a importância de preservar nossa fauna e flora mais primária. E o Parque tem essa força transformadora, que nos impulsiona a conhecer a história do lugar, misturada à arte ali instalada e ao patrimônio ambiental que emoldura tudo. É preciso conhecer para defender”, incentiva o secretário.

A beleza natural do parque proporciona aos visitantes uma experiência única com os ecossistemas nativos. Além do contato com exemplares da Mata Atlântica, incluindo formações de restinga, o público também pode encontrar no Parque espécies da fauna. Segundo relatório feito por biólogos, foram encontradas 68 espécies de animais, das quais, 59 espécies são de aves, quatro de mamíferos, três de répteis e dois de crustáceos. As aves, que representam a maior quantidade das espécies da fauna do Parque, atuam na dispersão de sementes, no controle de populações de outras espécies e são fundamentais na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas do local.

Também compõe o cenário de riquezas naturais do Parque uma pequena e bela enseada. Seguindo o propósito de preservação de todos os ecossistemas do parque, o acesso do público não é permitido no local, a fim de proteger a grande diversidade de animais marinhos que podem ser avistados no litoral capixaba, como tartarugas, golfinhos, baleias e diversas espécies de peixes, além de crustáceos como o guruçá, que vive na areia. Dessa forma, o público tem o privilégio de preservar e, ao mesmo tempo, contemplar a beleza da praia de águas calmas e verdes do parque.

 

AGENDAMENTO

Os interessados podem agendar visitas ao Parque Cultural Casa do Governador, pelo telefone (27) 3636-1032, de segunda-feira a sexta-feira. As visitas são gratuitas e vão acontecer sempre às terças-feiras e às quintas-feiras, das 8h às 17h, com o acompanhamento de um mediador do Governo do Estado.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard