02/10/2017 16h56 - Atualizado em 02/10/2017 16h59

Órgãos realizam fiscalização para coibir crimes ambientais em área de preservação em Conceição da Barra

Comunidade local é informada pelos fiscais sobre a importância de preservar a Área de Proteção Ambiental

A equipe de fiscalização do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), fiscais do Ibama e agentes da Polícia Militar Ambiental do Estado realizam desde sábado (30) uma ação conjunta para combater loteamentos irregulares, desmatamento, queimadas e até abertura de estradas clandestinas na Área de Proteção Ambiental (APA) de Conceição da Barra.

A ação, com duração até esta terça-feira (03), visa impedir todo o tipo de irregularidades que vêm causando graves danos ambientais na região. Nesta segunda (02), a fiscalização conta com o apoio logístico para remoção de estruturas de cercas e de materiais de construção.

A operação está sendo realizada sob a coordenação da Câmara Técnica de Fiscalização Ambiental da Comissão Tripartite Estadual.

Segundo a gerente de Fiscalização do Iema e coordenadora da Câmara Técnica, Rosa Eurídice Rodrigues, cerca de 20 pessoas estão participando da ação, entre elas técnicos da equipe de fiscalização do Iema, do Ibama e policiais da Polícia Militar Ambiental. “Já foram identificadas, até agora, áreas desmatadas, queimadas e construções em locais proibidos. Até estradas clandestinas foram abertas em área de restinga”, declarou.

Santa Teresa

Esta é a segunda ação de fiscalização realizada este ano, a primeira ocorreu em abril, na região de Santa Teresa. No ano passado foram realizadas fiscalizações na zona de amortecimento do Parque Pedra Azul e no Parque Caparaó, também visando impedir ocupações desordenadas. Além dessas, houve uma fiscalização de mineração clandestina no Norte do Estado. Todas as ações foram coordenadas pela Câmara Técnica de Fiscalização Ambiental da Comissão Tripartite Estadual.

Texto: Izadora Roriz
SEAMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos