13/10/2016 10h36

Obras evitam ocupações e garantem turismo sustentável em Concha D’Ostra

Foto: Alvaro Muniz

Na manhã desta terça-feira (11), foi feita uma visita pela Seama (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos), Iema (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) e autoridades da prefeitura de Guarapari, à Concha D’Ostra, local onde estão sendo executadas as obras de um parque linear na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual (RDS) Concha D’Ostra.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, a diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho, o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Amadeu Wetler, e autoridades da prefeitura de Guarapari visitaram, foram recebidos no local pelo gestor da Concha D’Ostra, Georges Mitrogiannes Costa.

O projeto prevê a construção de um parque linear – que é uma intervenção urbanística que visa recuperar para os cidadãos a consciência do sítio natural em que vivem – que vai implementar um trecho de dois quilômetros de extensão e de 2,5 metros de largura. Esse trecho tem início na Prainha do bairro Concha D’Ostra até a proximidade do bairro Lameirão.

A primeira etapa dos trabalhos – obras de terraplanagem – já está concluída. A área da reserva é de 956 hectares. As intervenções têm o objetivo de evitar os avanços das ocupações e degradações em direção ao manguezal e, ao mesmo tempo, de aprimorar a visitação pública à Reserva de Concha D’Ostra.

Além disso, busca garantir o turismo sustentável como forma de desenvolvimento socioeconômico regional, aliado à estratégia de conservação da natureza.

Com a obra, o referido local será completamente transformado em sua estrutura tendo como objetivo a preservação do meio ambiente. O calçadão terá quatro acessos ao bairro Concha D’Ostra. Cada um desses acessos vai oferecer aos moradores uma praça com área de lazer, possibilitando passeios e evitando a degradação do meio ambiente. Também está prevista a criação de novas áreas de descanso, lazer e um píer de atracação.

O secretário Aladim Cerqueira explicou que fez questão de conhecer de perto o andamento da obra da reserva Concha D’Ostra porque ela é muito importante para a região. “Primeiro, é importante destacar essa parceria com a prefeitura. Estamos trabalhando em conjunto para preservarmos essa reserva. Com esse trabalho, posso dizer que o ecossistema já está sendo protegido”, declarou.

Já a diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho, ressalta o fato de a obra está avançando. “Está sendo feito um trabalho muito sério aqui. A obra é fruto de recurso de recuperação ambiental.

Estamos usando esses recursos de uma forma nobre: na preservação do meio ambiental. Aqui na reserva, 90% da área é de mangue. Acredito que estamos no caminho certo”, avalia Andreia.

Unidade de conservação
A Concha D’Ostra foi originalmente criada como Estação Ecológica, em 2003. Mas, por meio da Lei Estadual nº 8464, de março de 2007, foi instituído como Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Concha D’Ostra.
Os objetivos da reserva são proteger os manguezais do estúdio da Baía de Guarapari, importante zona de reprodução de diversas espécies de crustáceos e peixes e, ao mesmo tempo, garantir o uso sustentável destes recursos naturais pela população.

A área constitui-se basicamente um importante uso econômico com crustáceos e moluscos, além de peixes como robalo e a tainha. Sua localização, muito próxima ao centro de Guarapari, é um grande desafio a sua integridade e gestão.

A reserva tem 935 hectares de manguezal. O Iema realiza, constantemente, ações de fiscalização e monitoramento nas áreas do manguezal, principalmente durante o defeso do caranguejo Uçá, período de reprodução onde a captura, transporte e a comercialização são proibidos.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27-3636 2591 / 9 9977-1012