02/01/2018 14h56 - Atualizado em 02/01/2018 17h12

PRODUTORES DA CIDADE DE MUQUI RECEBEM A VISITA DA EQUIPE DO REFLORESTAR

O Programa Reflorestar está ampliando a quantidade de atendimentos a serem realizados no sul do estado. Um dos municípios que serão contemplados por esta nova etapa é o de Muqui. Na quinta-feira (28), na Câmara Municipal da cidade, vários proprietários participaram de uma reunião com a equipe do projeto.

Durante o encontro,  o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira,  afirmou que os muquienses sabem da importância de  se proteger as nascentes e plantar árvores para manter a qualidade hídrica da região. “A presença de tantas pessoas nos mostra o interesse de todos em participar do programa e  de cuidar dos recursos hídricos da região e do seu entorno.”, afirmou.

Cerqueira ainda ressaltou que é preciso estar preparados caso haja outros períodos de seca. “Todos nós temos hoje a consciência de que não podemos apenas depender das condições climáticas. Precisamos fazer nossa parte. E isso, significa cuidar do solo, proteger as nascentes, plantar árvores, construir barragens e fazer melhor uso da água ”, afirmou.

O gerente do Programa Reflorestar, Marcos Sossai,  explicou como funciona o programa, os resultados obtidos até o momento  e, principalmente, as possibilidades que permitem  aliar preservação com ganho econômico. “Nós temos a preocupação com a situação econômica do proprietário rural. Sabemos de suas dificuldades. Por isso o Reflorestar é um modelo onde a preservação ambiental é parceira do ganho econômico”.

Segundo o prefeito da cidade de Muqui, Carlos Renato Prucoli, o programa soma esforços com o município e vem reforçar a consciência de que é possível ter na região rural um desenvolvimento sustentável. “Estamos muito felizes com o início deste novo ciclo do Programa Reflorestar na nossa cidade. Esperamos que as parcerias sejam todas de muito sucesso e que na próxima reunião já possamos mostrar dados dos agricultores que forem contemplados”, concluiu.

Também estiveram presentes à reunião o Gerente Estadual de Agricultura Familiar, José Arcanjo Júnior; o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alcinei Lovem de Souza; o presidente da Câmara de Vereadores de Muqui,  Sérgio Luiz Anequim; o presidente do Sindicato Rural dos Trabalhadores, Ozório Rafael de oliveira, o chefe do Incaper em Muqui, Tássio da Silva de Souza, o gerente do Bandes, Dilmar Pezzin, Padre Maroni e Padre Rogério Beber.

Os proprietários interessados em participar do programa, podem se inscrever através do link: https://goo.gl/QZReiX

Seama – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Maxieni Muniz/ Mariana Bolsoni