25/07/2019 19h40

Governo do Estado aporta mais de R$ 1 milhão no projeto “Revivendo Rios”

Foto: Paulo Sena/SEAMA

O Governo do Estado vai investir mais de R$ 1 milhão no projeto Revivendo Rios, que busca a recuperação de áreas degradadas da bacia do Rio Doce. O montante é oriundo do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais do Espírito Santo (Fundagua), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

O projeto, aprovado nesta quarta-feira (24) pelo Conselho Gestor do Fundo, deve começar a ser desenvolvido ainda no segundo semestre de 2019. A subsecretária de Ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Roberta Ferraz, explica que a medida atuará nas frentes de recuperação florestal e repovoamento de rios e bacias e contará com a mão de obra de internos do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), na produção e plantio de mudas florestais.

“Iremos implementar dentro da unidade prisional um Viveiro-Escola, que será fonte de mudas que irão contribuir no enfrentamento à degradação ambiental. Além de todo o impacto ambiental, o projeto Revivendo Rios tem um impacto social, contribuindo com a qualificação e ressocialização dos apenados", destaca a subsecretária.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabricio Machado, o Revivendo Rios vai permitir ampliar ainda mais as ações de recuperação e revitalização da cobertura florestal no Estado.

“O Projeto vem ao encontro do que acreditamos ser um de nossos compromissos mais urgentes em defesa do meio ambiente: soluções sustentáveis, criativas e inclusivas. O Revivendo Rios não só vai utilizar a mão de obra de internos do nosso sistema prisional, como também vai promover dignidade a essas pessoas, respeitando direitos fundamentais e gerando formação socioambiental. É também uma iniciativa que vem somar com o Programa Reflorestar para ampliar e alcançar ainda mais resultados positivos rumo a regeneração de nossas florestas”, acrescenta o secretário.

Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto