08/03/2018 14h50

Governo do Espírito Santo entrega carta de apoio à criação de Unidades de Conservação Marinhas

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo, Aladim Cerqueira, entregou ao secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, uma carta do governador Paulo Hartung confirmando o apoio do Estado para a criação de uma unidade de conservação federal nas Ilhas Trindade e Martim Vaz. O encontro aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (08), no gabinete do Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, em Brasília.

A região das Ilhas de Trindade e Martim Vaz é considerada pelos pesquisadores como uma formação única no planeta e com uma cordilheira de montanhas de mais de 1.000 quilômetros de extensão. São 30 montes submersos no oceano, sendo dez deles muito profundos, que chegam a alcançar uma área com pouca incidência de luz que fica entre 30 e 150 metros de profundidade.

Observando a relevância da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento do Estado, o secretário Aladim Cerqueira ressaltou a importância do empenho do Ministério em algumas ações. “É de suma importância a realização de uma avaliação ambiental estratégica na Costa Capixaba que concilie desenvolvimento e preservação dos recursos naturais. Esse foi um dos pedidos que fizemos ao Governo Federal”, disse.

Na carta, o governo capixaba também sugere ao Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que seja promovida a implementação de um contínuo processo de articulação junto às representações do Governo do Espírito santo e de municípios da área costeira. “Queremos participar das ações e colaborar para a gestão da unidade de conservação”, disse o secretário de Estado Aladim Cerqueira.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard