08/12/2017 15h32 - Atualizado em 08/12/2017 15h33

Fundema aprova criação de plataforma SIG WEB e de apoio ao INMA

Na manhã desta sexta (8), o Conselho Gestor do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fundema) aprovou por unanimidade o apoio a dois projetos que serão desenvolvidos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória – e, pelo Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA).

Para o Secretário de Estado de Meio Ambiente e membro do Conselho, Aladim Cerqueira, o apoio a estes projetos vem suprir demandas da área ambiental que estavam manifestas. “Nossa gestão conseguiu – em parceria com o Governo Federal – trazer para o Estado o Instituto Nacional de Pesquisas da Mata Atlântica (INMA), que só soma aos projetos que desenvolvemos”, afirmou.

Sobre a parceria com o Ifes, Aladim ressaltou que a Seama tem em mãos a base de informações ambientais mais detalhadas do Brasil. E que esse projeto irá deixa-la acessível a todos. “Em breve estaremos navegando em nosso Estado com muito mais qualidade e quantidade de informações que fazemos com o Google Earth”, finalizou.

Plataforma SIG Web

O Ifes irá implementar um sistema de mapas dinâmicos e interativos por meio de softwares livres para disponibilizar informações geográficas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), para que usuários com diferentes níveis de conhecimento em geoprocessamento possam fazer uso dessas informações. 

A representante do Ifes e idealizadora do projeto, professora Angélica Tedesco, ressaltou que o Espírito Santo está na vanguarda da disponibilização de imagens de mapeamento de alta resolução. 

“Nós ficamos orgulhosos do Estado seguir essa tendência que é mundial e de sermos pioneiros no Brasil, já que o mapeamento realizado aqui tem excelência na qualidade e as imagens são atuais. Para todos nós, será uma responsabilidade positiva disseminar o conhecimento que o uso desta plataforma irá permitir”, afirmou.

Proteção da Mata Atlântica

O projeto do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) – antigo Museu Mello Leitão – irá promover o desenvolvimento de ações conjuntas, nos campos da organização e disseminação das informações sobre a biodiversidade no Estado do Espírito Santo, de maneira a contribuir para o conhecimento, conservação e uso sustentável da Mata Atlântica.

Para o chefe da Divisão de Ciências do INMA, Cláudio Nicoletti de Fraga, o apoio do governo estadual neste momento será primordial para o instituto, já que o protótipo que será criado servirá de base para outros estados do país.

Ele ainda ressaltou que as realizações na área de Educação Ambiental buscarão empoderar os alunos. 

“O objetivo deste projeto, na área de Educação Ambiental, é realizar ações com as escolas locais, onde os alunos sejam desenvolvedores destas ações e não apenas receptores.”, concluiu.

 O total de investimentos previstos para desenvolver os dois projetos é de R$ 888.140.

Seama – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Assessoria de Comunicação
Maxieni Muniz/ Mariana Bolsoni
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Instagram: @meioambientees

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard