10/08/2017 15h15 - Atualizado em 20/09/2017 16h06

Evento do Reflorestar mobiliza produtores de Ibatiba e Iúna

Foto: Divulgação Iema

Nessas terça (08) e quarta-feira (09), aconteceu em Iúna e em Ibatiba um evento do Reflorestar com o objetivo de mobilizar os produtores que desejam aderir ao programa. Foram esclarecidas as dúvidas sobre funcionamento, quem pode e como participar, os benefícios e as modalidades.

O propósito do Programa Reflorestar é promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e estímulo à adoção de práticas de uso sustentável dos solos. Com quase R$ 13 milhões liberados, o Reflorestar é operacionalizado em uma parceria do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), juntamente com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

O produtor rural de Iúna Otto Barbosa falou sobre a importância do programa para ele. “Participar do Reflorestar me ajuda a fazer a natureza crescer e também colabora para eu manter a minha terra e preservá-la, e isso é possível com as verbas e créditos que nós produtores recebemos”, falou Barbosa.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Aladim Cerqueira, o programa é um sucesso, sendo que já beneficiou quase 2 mil produtores rurais. "E isso significa a recuperação de 11 mil hectares de florestas, entre recuperadas e preservadas. Quando a floresta cresce e melhora o recurso hídrico que abastece a cidade, ela ganha e lá no futuro pode ser a financiadora do produtor rural. Esse é o modelo utilizado internacionalmente".

SEAMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Texto: Izadora Roriz

Assessoria de Comunicação

Andréa Pirajá

Tatiana Ronchi

Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012

www.facebook.com/MeioAmbienteES

Instagram: @meioambientees

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard