15/09/2017 17h19 - Atualizado em 20/09/2017 16h03

Estado terá mapeamento inédito com imagens de alta qualidade

Foto: Divulgação/Seama
Imagem registrada no mapeamento mais recente mostra com nitidez uma criação de tilápia em Ibitirama, na região do Caparaó

O Espírito Santo vai contar nos próximos meses com um sistema de mapeamento inédito que vai possibilitar ao usuário ver de cima imagens de alta qualidade de todo o Estado. As imagens aerofotogramétricas (cobertura aerofotográfica para fins de mapeamento) vão mapear, entre outras coisas, a extensão da Mata Atlântica, tornando possível monitorar o desmatamento e as áreas onde ela está se regenerando.

As imagens, em formato semelhante ao Google Earth, vão permitir o mapeamento de todos os fragmentos florestais e lavouras do Estado maiores do que meio hectare, e a elaboração de cartografia digital inédita, além de uma hidrografia muito mais precisa. “E nas áreas urbanas as imagens poderão chegar a uma escala muito mais detalhada, permitindo o mapeamento de cada lote das cidades, arborização urbana, entre outros”, informou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira.

Com imageamento de alta qualidade, inclusive com imagens em infravermelho, será possível realizar o mapeamento de estradas vicinais, melhorar a previsão de safras e tornar a fiscalização ambiental muito mais precisa. “Essa base poderá gerar muitas informações para melhorar a gestão de políticas públicas e também de planejamento empresarial”, contou Aladim.

De acordo com Aladim Cerqueira, esse tipo de trabalho é inédito no País. “Nossa base corresponde a de países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos. Nosso objetivo agora é disponibilizar as imagens para que a sociedade tenha acesso”.

SEAMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Assessoria de Comunicação
Andréa Pirajá
Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 99977-1012
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Instagram: @meioambientees

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard