11/05/2023 11h30 - Atualizado em 11/05/2023 11h32

Espírito Santo vai receber apoio financeiro do Banco Mundial para Gestão da Segurança Hídrica de US$ 86,1 milhões

O Conselho de Administração do Banco Mundial aprovou o apoio financeiro no valor de US$ 86,1 milhões ao Governo do Espírito Santo, com o objetivo de fortalecer a gestão da segurança hídrica e reduzir os riscos em áreas específicas, em meio às mudanças climáticas. Também está previsto um mecanismo de resposta rápida para situações de crise relacionadas à água.

As mudanças climáticas já desempenham um papel crucial no aumento da frequência e intensidade de desastres hídricos no Espírito Santo, como enchentes, secas, deslizamentos de terra e escassez de água.

Esse apoio financeiro auxiliará na operacionalização de ações, como o Projeto de Gestão de Segurança Hídrica do Espírito Santo, que tem como objetivo auxiliar o Estado a mitigar e monitorar os riscos relacionados às mudanças climáticas, resultando em uma estrutura de gestão hídrica mais sustentável.

O projeto ajudará também as instituições estaduais a aprimorar a integração e a implementação de recursos hídricos e instrumentos de política de gerenciamento de desastres, resultando em maior qualidade e disponibilidade de informações para embasar decisões.

O apoio financeiro também inclui a modernização e a operacionalização do Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos (SEIRH), além dos esforços de capacitação, aquisição de equipamentos e implementação de sistemas de alerta.

Visa ainda a reduzir os riscos relacionados à segurança hídrica, expandindo o apoio ao Programa Reflorestar em bacias hidrográficas selecionadas e aprimorando a gestão de enchentes e secas em bacias e municípios prioritários.

Assessoria de Comunicação da Seama

Paulo Sena