19/05/2023 11h10 - Atualizado em 19/05/2023 11h14

Espírito Santo é indicado para compor Conselho Nacional do Meio Ambiente

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), foi indicado para fazer parte como titular do grupo de trabalho de Justiça Climática do Brasil. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (17), durante reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, destacou a importância de fazer parte das discussões do Conama. “Com a gestão do governador Renato Casagrande, o Espírito Santo já tem sido protagonista nos temas ambientais no País. Agora, seremos um dos dois estados responsáveis por discutir o tema de mudanças climáticas, que é extremamente importante. Os efeitos do aquecimento global estão cada vez mais presentes e precisamos de medidas que busquem combater esse avanço. Fazendo parte deste grupo de trabalho, vamos contribuir ainda mais para esse desafio”, disse.

O evento teve como anfitriã a ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva. Além disso, participaram os ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo; do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamim; além de secretários de estado, membros da sociedade civil e o setor produtivo.

O Conama

O Conselho foi criado pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, e tem como responsabilidade principal tratar da política nacional ambiental. Ao todo, cinco setores fazem parte do colegiado. São eles: órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e entidades ambientalistas. Essa foi a reunião ordinária de número 138 e deu posse aos novos 114 conselheiros, entre titulares e suplentes.

Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena