Espírito Santo é destaque na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
.jpeg?v=638824009269170070)
Evento tem como tema “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”.
Com uma delegação formada por 36 representantes de diferentes perfis e regiões, o Espírito Santo marca presença de forma ativa e qualificada na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que teve início nessa terça-feira (06) e segue até esta sexta-feira (09), em Brasília. O evento, que retorna ao cenário nacional após 12 anos, tem como tema “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica” e reúne representantes de todo o País para debater os rumos das políticas públicas ambientais.
Entre os projetos, o Espírito Santo recebeu grande destaque em propostas de incentivo a programas de pagamento por serviços ambientais, como o Reflorestar, que foi citado como exemplo de política pública eficaz, que alia preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, destacou a participação dos capixabas. "A participação do Espírito Santo na Conferência Nacional do Meio Ambiente reafirma o nosso compromisso com uma agenda ambiental séria, estruturada e voltada para resultados concretos. Estamos levando para o debate nacional as experiências bem-sucedidas que construímos aqui no Estado, como o fortalecimento das políticas de enfrentamento às mudanças climáticas, os avanços na gestão de recursos hídricos e o protagonismo na proteção da nossa biodiversidade”, disse.
Além de contribuir com propostas consistentes, o Espírito Santo vem sendo reconhecido como referência nacional em áreas estratégicas da agenda ambiental. O Estado se destaca especialmente pela implementação de políticas de municipalização da educação ambiental, ações de combate às mudanças climáticas e a recuperação da cobertura florestal e segurança hídrica. Essas experiências bem-sucedidas têm servido como base nas discussões para formulação de políticas públicas em nível federal.
A CNMA reúne representantes de 2.570 municípios brasileiros e tem como objetivo atualizar a Política Nacional sobre Mudança do Clima e contribuir para a construção do novo Plano Clima. Com uma metodologia participativa, a conferência reforça o papel estratégico dos territórios na construção de soluções para a crise climática.
A delegação capixaba foi coordenada pela gerente de Educação Ambiental e Articulação Social da Seama, Ester Sabino.
“Estar presente na conferência representa um marco importante para reafirmar o protagonismo do Espírito Santo na pauta ambiental. Nossa delegação é composta majoritariamente por jovens, novas lideranças, além de representantes de comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas, pescadores comprometidos com o diálogo e a escuta, além de contar com pessoas que são referência em suas lutas pelas bacias hidrográficas, educação ambiental, oceanos e políticas públicas. A conferência simboliza um novo marco para a governança ambiental participativa, tanto no Espírito Santo quanto no Brasil”, destacou Ester Sabino.
A participação do Espírito Santo reafirma o compromisso do Estado com uma transformação ecológica justa, inclusiva e baseada em experiências concretas que já fazem diferença na vida das pessoas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Ana Luíza Andrade
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES