26/05/2023 10h44 - Atualizado em 26/05/2023 10h48

Espírito Santo apresenta Plano de Mudanças Climáticas durante seminário em São Paulo

O Plano de Mudanças Climáticas do Espírito Santo foi destaque durante o seminário da Reserva Nacional da Biosfera da Mata Atlântica. O evento aconteceu nesta quinta-feira (25), na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo e contou com participantes de todo o País.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, foi o responsável por apresentar as ações do Governo do Espírito Santo. "Liderados pelo governador Renato Casagrande, estamos sendo protagonistas no assunto e queremos participar de todas as discussões nacionais. O Espírito Santo já saiu na frente e, atualmente, conta com um programa sólido que trata sobre as mudanças climáticas. Os efeitos do aquecimento global já acontecem de forma cada vez mais evidente, mas nosso Estado está se preparando para todos os desafios", disse.

O Espírito Santo aderiu oficialmente à "Race To Zero", campanha da Organizações das Nações Unidas (ONU) que busca neutralizar a emissão de gases de efeito estufa até 2050. Para isso, o Estado adotou uma série de projetos e políticas públicas, como o Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas, o Programa Estadual e o Plano de Neutralização.

Recentemente, o Estado tomou posse como membro titular do Grupo de Trabalho de Justiça Climática do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). O Governo também recebeu a notícia da aprovação de um apoio financeiro no valor de US$ 86,1 milhões por parte do Banco Mundial (BID). Os recursos serão utilizados para fortalecer a gestão da segurança hídrica e reduzir os riscos em áreas específicas, em meio às mudanças climáticas.

O seminário

Realizado anualmente, desde 2001, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o encontro tem por objetivo informar, sensibilizar e divulgar as ações em prol da Mata Atlântica. A floresta concentra 2/3 da população brasileira e está presente em 70% do PIB do País.

Também participaram do seminário representantes dos governos de São Paulo, Ceará, Rio Grande do Norte, além de prefeituras municipais e ONGs.

Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto