05/04/2017 10h34 - Atualizado em 05/04/2017 11h10

Encontro debate ações para Agricultura e Meio Ambiente

Construção de barragens, reflorestamento e ações para o desenvolvimento da agroindústria capixaba foram temas discutidos durante o 1º Encontro Estadual de Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, realizado nestas segunda (03) e nesta terça-feira (04), em Domingos Martins.

O evento reuniu mais de 100 participantes. Foram apresentadas as ações realizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) para as duas áreas tema do encontro, como o Programa Estadual de Construção de Barragens, o Programa Reflorestar, o Programa Caminhos, o Conecta Meio Ambiente e as iniciativas para as cooperativas e para a agricultura familiar. Também foi repassado o papel de cada uma das autarquias do Estado das duas áreas em debate e apresentados os casos de sucesso desenvolvidos nos municípios.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que o encontro permitiu aproximar as cidades. “É a primeira vez que conseguimos reunir as secretarias de Agricultura e Meio ambiente, acabando com a distância que existia entre as duas áreas. Uma propriedade rural precisa convergir com agricultura e preservação ambiental. Refinamos as informações junto com mais de 100 secretários e essa parceria foi um sucesso”, disse Octaciano Neto.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, apontou que é preciso discutir o desenvolvimento integrado à preservação do meio ambiente. “Foi uma oportunidade grande tanto para integrarmos os secretários municipais quanto para eles visualizarem as políticas do Governo, como o Reflorestar, o Conecta Meio Ambiente. O encontro foi a abertura da construção dessa agenda coletiva de recuperação ambiental e gestão dos recursos”.

“Entendo ser um momento muito importante, pois estamos conseguindo reunir num só evento duas áreas de muito valor para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado, que são agricultura e meio ambiente. É uma parceria importante para fazermos o alinhamento com os novos gestores municipais sobre os serviços inerentes a toda estrutura do Idaf nos municípios”, disse o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Júnior Abreu.

O secretário de Agricultura de São Mateus, Marcelo Barreto da Silva, que também responde interinamente pela pasta de Meio Ambiente, avaliou que tanto para as administrações que estão começando quando para as que estão em andamento é importante ter contato com as ações do Governo. “Quando os secretários estão reunidos é possível fazer contatos, trocar informação com a realidade que muitas vezes são semelhantes entre os municípios. O debate foi muito rico e o aproveitamento foi muito bom”, disse.

“Achei muito válido o encontro porque o Estado e os municípios têm um tema fundamental a discutir que é a questão hídrica. E reunir secretários de meio ambiente e agricultura e debater políticas que sejam sustentáveis foi importante”, avaliou o secretário de Meio Ambiente de Ibatiba, Vanderlei Alves Ribeiro.

Pedro Callegario

pedro.seages@gmail.com