31/01/2020 11h06 - Atualizado em 31/01/2020 11h07

Consema e Cerh organizam abertura de biênio 2020/2021 para compor plenários

Foto: Paulo Sena/Seama

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cerh), órgão colegiado central do Sistema Integrado de Gerenciamento e Monitoramento dos Recursos Hídricos, inicia o ano com realização de assembleias para composição da nova plenária do biênio 2020/2021.

Dessa forma, serão escolhidos e indicados representantes titulares e suplentes dos seguimentos das organizações civis de recursos hídricos, usuários de recursos hídricos, Organizações não Governamentais (ONGs) e sociedade civil.

Já o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), órgão colegiado de deliberação superior, com atuação estadual, tem o mês de março como previsão para início dos trabalhos. Dessa forma, será convocada uma reunião para posse dos novos conselheiros que irão compor a plenária para o biênio 2020/2021.

O Cerh é integrante da estrutura organizacional da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Seama) e é formado por representantes da sociedade civil organizada, do poder público e de usuários de água (companhias de abastecimento, irrigantes, indústrias, entre outros). O órgão possui igual número de cadeiras e de votos e seu caráter é consultivo, deliberativo, normativo e recursal.

“A mudança no plenário pode ocorrer a cada dois anos e, dessa forma, a participação da sociedade está garantida. As instituições e representações podem mudar com maior representatividade tanto nos conselhos estaduais quanto nos regionais, que são os Conremas”, avalia Cintia Laures, secretária executiva do Conselho Estadual de Meio Ambiente, Conselho Estadual de Recursos Hídricos e Conselho Regional de Meio Ambiente (Conrema).

Saiba mais:

Assembleias setoriais para o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cerh)

Quando: 18 de fevereiro.

Manhã:

9h: Organizações não Governamentais (ONGs).

Tarde:

14h: Segmento usuários de recursos hídricos.

15h30: Organizações civis de recursos hídricos.

Assessoria de Comunicação do Iema
Flávia Fernandes / Paulo Sena