06/10/2017 15h51 - Atualizado em 11/10/2017 10h47

Apa de Conceição da Barra: fiscalização termina com emissão de embargos, auto de infração e uma pessoa conduzida à delegacia

Fiscais retiraram estacas de madeira que demarcam terrenos em área com lotes ilegais

A equipe de fiscalização do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), fiscais do Ibama e agentes da Polícia Militar Ambiental do Estado finalizaram esta semana uma ação conjunta para combater loteamentos irregulares, desmatamento, queimadas e até abertura de estradas clandestinas na Área de Proteção Ambiental (APA) de Conceição da Barra. Foram emitidos embargos a dez loteamentos e três obras, com notificação para demolição, um auto de infração, devido à disposição de resíduos domésticos, e a demolição de uma obra. Além disso, uma pessoa foi conduzida à delegacia por descumprimento de embargo.
A ação, que terminou na terça-feira (03), tinha o objetivo de impedir todo o tipo de irregularidades que vêm causando graves danos ambientais na região. A equipe, composta por cerca de 20 pessoas, retirou cercas e arames de mais de 30 lotes e piquetes (estaca de madeira usada para demarcar terreno) de mais de 100 lotes.
No local também foram registradas a supressão e queima de 53,9 hectares de restinga em uma única área e a abertura de uma estrada de 1 mil metros de comprimento e mais de 3 metros de largura, no meio da restinga. Agora, o Iema fará o levantamento para identificar quantos hectares foram desmatados em toda a área.

Santa Teresa

Essa é a segunda ação de fiscalização realizada este ano, a primeira ocorreu em abril, na região de Santa Teresa. No ano passado foram realizadas fiscalizações na zona de amortecimento do Parque Pedra Azul e no Parque Caparaó, também visando a impedir ocupações desordenadas. Além dessas, houve uma fiscalização de mineração clandestina no Norte do Estado. Todas as ações foram coordenadas pela Câmara Técnica de Fiscalização Ambiental da Comissão Tripartite Estadual.

SEAMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Assessoria de Comunicação
Andréa Pirajá
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Instagram: @meioambientees

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard