19/06/2018 13h32 - Atualizado em 19/06/2018 13h34

Aberta as inscrições para o Prêmio Ecologia 2018

O Prêmio Ecologia 2018 foi lançado, nesta sexta-feira (15), e as inscrições já podem ser feitas até o dia 30 de setembro. O lançamento, realizado no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Vitória, marca o ponta pé inicial a uma das premiações mais reconhecidas no ramo da sustentabilidade. Com o tema “Iniciativas sustentáveis: ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis”, a iniciativa vai premiar pesquisas e projetos inovadores.

O evento, que é realizado desde 1999, tem como objetivo reconhecer e incentivar pesquisas, projetos e atividades que se destacaram na área socioambiental capixaba, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Espírito Santo.

“Estamos lançando a 18ª edição fazendo história no Estado, mobilizando a sociedade para que elas desenvolvam projetos e participem, podendo obter prêmios. Nós estamos recuperando nossas florestas, cuidando dos nossos recursos hídricos, mas precisamos da sociedade participando junto para que a gente evolua mais no Estado sustentável que é o Espírito Santo”, destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira.

De acordo com o gerente de Educação Ambiental do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), Chander Rian de Castro Freitas, o evento é uma forma de encorajar ações sustentáveis. “Nós esperamos receber muitas inscrições de projetos interessantes que apresentem ideias sustentáveis e inovadoras. Através do prêmio, elas poderão ser divulgas e fortalecidas”, afirmou.

Neste ano, serão premiadas cinco categorias e quatro subcategorias, e uma das novidades do Prêmio Ecologia 2018 é a volta da categoria fotografia. Nela, serão contemplados trabalhos inéditos, amadores ou profissionais, de fotografia.

Outra novidade é que serão premiados em dinheiro os primeiros lugares das categorias pesquisa (graduação, pós-graduação), educacional (ensino fundamental e médio-professor) e experiência de sucesso, ao contrário do ano passado em que só a categoria pesquisa recebia quantia em dinheiro.

CATEGORIAS

As categorias desta edição do Prêmio Ecologia são:

1. Categoria Pesquisa e Extensão

Pesquisas técnicas ou científicas e projetos de extensão. Esta categoria apresenta as seguintes subcategorias:

1. a) Graduação;
  2. b) Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu).
  3. Categoria Educacional

Projetos e experiências desenvolvidos por escolas municipais, estaduais e particulares do Espírito Santo, abrangendo as séries da Educação Básica. Esta categoria apresenta as seguintes subcategorias:

1. a) Ensino Fundamental;
  2. b) Ensino Médio.
  3. Categoria Experiências de Sucesso

Projetos de pessoas físicas, jurídicas, empresas, ONGs, movimentos sociais organizados, dentre outros envolvendo obrigatoriamente a comunidade na qual o projeto está inserido.

1. Categoria Municípios Sustentáveis

Projetos e práticas adotados pela gestão pública municipal.

1. Categoria Fotografia

Trabalhos inéditos, amadores ou profissionais, de fotografias.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro de 2018, somente por meio do e-mail premioecologia@seama.es.gov.br, que também poderá ser utilizado para o esclarecimento de dúvidas.

Cada trabalho deverá ser inscrito em apenas uma categoria e indicar um autor responsável. Será aceita apenas uma inscrição por autor, em cada categoria e os trabalhos encaminhados por pessoas jurídicas deverão ser inscritos em nome da instituição concorrente, com indicação do autor responsável.

O regulamento do Prêmio Ecologia 2018 está disponível no site seama.es.gov.br/premio-ecologia