03/07/2017 15h24

17ª edição do Prêmio Ecologia é lançada nesta segunda-feira

O Prêmio Ecologia 2017 foi lançado nesta segunda-feira (3) e as inscrições também já começaram. O evento, realizado na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), marca o início de umas das premiações mais reconhecidas no ramo da sustentabilidade. Com o tema “Soluções e Inovações Ambientais”, a ação, a iniciativa incentiva trabalhos, no aspecto ambiental, que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Espírito Santo.

As inscrições iniciam hoje e prosseguem até 30 de setembro, exclusivamente pelo e-mail "premioecologia@seama.es.gov.br". Este ano, os trabalhos irão concorrer em quatro categorias: 1) Pesquisa (com a subcategorias Graduação e Pós-Graduação); 2) Educacional (com a subcategorias Ensino Fundamental e Ensino Médio); 3) Experiências de Sucesso (com as subcategorias projetos inovadores nas áreas Urbanas e Rurais) e 4) Municípios Sustentáveis.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, ressaltou que o tema “Soluções e Inovações Ambientais” mostra o quanto avançamos e queremos que a sociedade venha junto. Ele destacou que a intenção é mobilizar o anseio de propor soluções para que façamos políticas públicas de forma participativa. Afinal, o que promove a mudança é quando todos mudam e têm consciência diante da realidade e da importância de se inserirem neste processo de mudança.

“O Governo do Estado está fazendo investimentos vultuosos, o maior da história do Espírito Santo, pensando no meio ambiente, com ações integradas na recuperação de florestas, no armazenamento de água para garantir segurança hídrica, regularização dos cursos d’água e implantação de sistemas de esgotamento sanitário”, ressaltou o secretário.

A diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho, enfatizou que esse é um tema desafiador e que traz a sociedade como a protagonista das questões ambientais. Ela enfatizou que este prêmio está há 17 anos contribuindo com boas ideias, que, com certeza, vem assegurar mais qualidade de vida para as pessoas.

“O Governo do Estado tem investido fortemente na questão ambiental. Nós estamos inovamos e promovendo dinamismo na área ambiental. Quem ganha é a sociedade. Agora, tendo a sociedade como parceria, temos muito a avançar, transformando o presente e construindo um futuro melhor para todos nós”, afirmou Andreia Carvalho.

O diretor-geral da TV Vitória, Fernando Machado, afirmou que desde o início vimos o compromisso dos gestores ambientais que abraçaram essa causa. Este prêmio reforça nosso compromisso como cidadãos e como empresa quanto ao meio ambiente.

“O meio ambiente é de fundamental importância para a sociedade. Nós agradecemos a todos pela participação e empenho nesta causa”, ressaltou Fernando Machado.

Premiação

Os vencedores na categoria pesquisa serão premiados com notebooks para primeiro e segundo lugar. Além disso, prêmio de R$ 6 mil para o vencedor da subcategoria "Pós-Graduação" e R$ 3 mil para o vencedor da subcategoria "Graduação". As demais categorias recebem um Notebook (primeiro lugar) e um Tablet (segundo lugar).

A premiação tem como objetivo promover o reconhecimento e incentivo a pesquisas, projetos, atividades, obras e empreendimentos que se destacaram na área socioambiental capixaba, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Espírito Santo.

Prêmio
O Prêmio Ecologia foi instituído por meio do Decreto nº 7.462-E de 21 de julho de 1999 e atualizado pelo Decreto nº 3.819-R, de 25 de junho de 2015. Em média recebe aproximadamente 400 inscrições por ano. Em 2015, foram 458 inscritos e 27 premiados. De 1999 até o ano passado, mais de 4 mil trabalhos já foram inscritos no Prêmio Ecologia e 540 foram premiados.

Na preparação desta Edição, em parceria com a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos, foi realizada uma Oficina para discutir os novos caminhos do Prêmio Ecologia, envolvendo servidores e público relacionado ao Prêmio. Das discussões, foi definida a redução das categorias, o enfoque em pesquisas e projetos e o acompanhamento destes após a entrega do Prêmio.

O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Seama), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Agência Estadual de Recursos de Hídricos (Agerh). A premiação conta com o apoio da Rede Vitória de Comunicação.

Clique aqui e confira o regulamento do Prêmio Ecologia 2017

Seama/Iema