Espírito Santo avança na segurança hídrica com novos projetos do Programa Águas e Paisagem II
O Governo do Estado segue fortalecendo as ações de segurança hídrica e de prevenção a desastres naturais por meio do Programa Estadual de Segurança Hídrica – Águas e Paisagem II, financiado pelo Banco Mundial. Em ritmo acelerado, o Programa entra em uma nova etapa de implementação com diversos projetos em fase final de licitação, que vão consolidar avanços significativos na gestão integrada dos recursos hídricos e na resiliência climática do Estado.
Com investimentos voltados à modernização da infraestrutura e ao aprimoramento técnico das instituições capixabas, o Programa vem se destacando como um marco na política de sustentabilidade hídrica do Espírito Santo. Além da execução de obras e da aquisição de equipamentos estratégicos, o Governo está ampliando o quadro de especialistas com a contratação de consultores individuais, responsáveis por oferecer suporte técnico às diversas frentes do projeto.
O Águas e Paisagem II tem como propósito central aumentar a capacidade do Estado de prevenir e responder a eventos extremos, como enchentes e estiagens, ao mesmo tempo em que promove a recuperação ambiental e o uso racional da água em todo o território capixaba. O conjunto de licitações em andamento reforça a abrangência do Programa, que envolve desde estudos técnicos de alto nível até obras de infraestrutura e fortalecimento institucional.
Entre os projetos em fase final de licitação, ou seja, que já estão em fase de análise de propostas, ou recebimento de propostas, destacam-se:
- Auditoria Externa Independente do Programa
- Consultoria para a supervisão da obra do Centro Especializado em Resposta a Desastres (CERD).
- Aquisição de veículo do tipo Autoescada Mecânica Articulada
- Elaboração dos estudos de regionalização de vazões e da disponibilidade hídrica superficial para o Estado do Espírito Santo.
- Elaboração de plano de gestão de riscos de inundação e da concepção da arquitetura do sistema de monitoramento, previsão e alerta de risco hidrometeorológico e geológico na bacia hidrográfica do rio Itapemirim
- Elaboração dos Planos de Preparação a Secas e de Uso Racional da Água no Espírito Santo (bacias do Guandu, Santa Maria do Doce, Santa Joana, Pontões e Lagoas, e Barra Seca e Foz do rio Doce; e o município de São Roque do Canaã).
- Prestar suporte técnico e operacional ao Programa de Gestão Integrada de Recursos Hídricos e de Revitalização de Bacias do Espírito Santo - Programa Águas e Paisagem II
- Elaboração de modelagem institucional, plano estratégico e de sustentabilidade do Programa Reflorestar.
- Elaboração do Plano de Monitoramento Hidrológico do Programa Reflorestar
Essas iniciativas representam mais um passo importante na consolidação da Política Estadual de Segurança Hídrica, reafirmando o compromisso do Espírito Santo com o desenvolvimento sustentável e a proteção dos recursos naturais. Com o apoio do Banco Mundial e a coordenação técnica da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o Programa Águas e Paisagem II se consolida como um exemplo de governança e planejamento ambiental de longo prazo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Pedro Vasconcelos
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES