25/09/2024 12h44

Capacitação de consultores técnicos do Programa Reflorestar atraí 47 profissionais no sul e noroeste do Estado

Na última sexta-feira (20) e nesta terça-feira (24), Alegre e Nova Venécia receberam capacitações para consultores técnicos credenciados no Programa Reflorestar, com a participação de 47 profissionais de diversos municípios. O evento teve como objetivo atualizar os consultores sobre as diretrizes e metas do programa, que busca promover a recuperação e preservação florestal, além de proporcionar suporte técnico aos produtores rurais.

O coordenador do Programa Reflorestar, Gabriel Nunes, destacou a situação atual do edital vigente, enfatizando a meta de atender 1000 produtores rurais até dezembro de 2024, ressaltando a importância desse objetivo para o desenvolvimento sustentável da região. Os participantes puderam compreender melhor os desafios e as oportunidades que o programa oferece para o setor agrícola local.

“Compartilhar informações e trocar experiências adquiridas nestes muitos ciclos do Reflorestar foi fundamental para amadurecer as estratégias do grupo e principalmente dos consultores do Programa. São desafios novos e abordagens mais assertivas vão ampliar ainda mais o alcance dos produtores rurais, dando mais segurança sobre o entendimento sobre as urgências da restauração florestal, sem perdermos o foco na sustentabilidade das práticas e na qualidade de vida destas famílias”, ponderou o coordenador. 

A equipe técnica do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) apresentou questões administrativas e técnicas relevantes para a execução do programa. Como agente operacional e financeiro, o Bandes desempenha um papel fundamental na implementação das ações do Reflorestar, assegurando que os recursos sejam utilizados de forma eficaz e que os consultores tenham o suporte necessário para atender os produtores.

“Com base na agenda ESG, o Bandes incentiva práticas sustentáveis que são indispensáveis para a recuperação de áreas degradadas e para o fortalecimento da resiliência ambiental da nossa região, o que é executado por meio do Reflorestar, por exemplo.  O incentivo do Bandes à preservação ambiental e ao reflorestamento, por meio do programa, é uma forma de combater a degradação ambiental e gerar renda para os produtores rurais, criando um modelo sustentável para a economia e o meio ambiente.  Para alcançar seu objetivo, o Reflorestar conta com consultores, que atuam como uma ponte entre os produtores rurais e as instituições envolvidas. Eles são responsáveis por prospectar e assessorar os produtores rurais, elaborando projetos e monitorando atividades, que são analisadas pelos engenheiros agrônomos do Bandes. É uma oportunidade para reforçar nosso compromisso e estreitar relações com aqueles que estão na linha de frente da transformação agroflorestal no Espírito Santo”, frisou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive.

O evento também contou com a participação de Gabriel Hector, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), que trouxe informações sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA), que se alinha perfeitamente com os objetivos do Reflorestar. A sinergia entre os dois programas é vista como uma oportunidade de potencializar os resultados e promover uma gestão ambiental mais integrada.

“Esses alinhamentos contínuos são considerados essenciais para qualificar os serviços prestados pelos consultores, garantindo que os produtores rurais recebam orientações adequadas e atualizadas. Com essas iniciativas, o Programa Reflorestar reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e o fortalecimento da agricultura familiar na região”, acrescentou Gabriel Nunes.

 

Informações à Imprensa:
 
Assessoria de Comunicação da Seama
 Paulo Sena / Cilio Netto
 (27) 99956-0609
 meioambiente.es@gmail.com

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard