16/09/2025 10h34

Boas práticas socioambientais: propriedades rurais ganham destaque com apoio do Programa Águas e Paisagem II

Inovação e cuidado socioambiental. Nas últimas quarta e quinta-feiras (10 e 11), a equipe do Programa Águas e Paisagem II percorreu propriedades rurais nos municípios de Alegre e Guaçuí, no interior do Estado, que se tornaram referência em boas práticas socioambientais. Agricultores que recebem incentivos do programa mostraram de perto como iniciativas sustentáveis estão fortalecendo a produção agrícola e preservando os recursos naturais no interior capixaba.

No município de Alegre, a equipe visitou a comunidade rural Feliz Lembrança, onde os produtores cultivam café conilon de altíssima qualidade, comprovada por rigoroso processo de avaliação e de um selo de qualidade. Os produtores recebem Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do Programa Reflorestar, do Governo do Estado, e utilizam o recurso como investimento em mudas e outros insumos utilizados na lavoura do café. Em meio ao cafezal, espécies frutíferas e nativas como abacate, banana e ipê são cultivadas em Sistema Agro Florestal (SAF), ajudando na preservação do solo e da água.

O produtor rural Fabio de Souza conversou com a equipe sobre o trabalho socioambiental desenvolvido pela comunidade destacando as razões que, segundo ele têm sido responsáveis pelo sucesso do projeto.

“Uma das razões do nosso sucesso, provavelmente a principal delas, é a união da comunidade. Amizade e confiança. Sem isso o nosso modelo de trabalho não funcionaria. Além disso, as parcerias que fizemos ao longo dos anos nos deram apoio e os meios para chegar onde chegamos. Também realizamos um trabalho de conscientização nas crianças para que elas tenham amor por viver neste meio e mantenham, quando adultos, o interesse em continuar o nosso trabalho. Só o dinheiro não resolve. Precisamos ter qualidade de vida. E isso nós temos”, disse Fábio.

Em Guaçuí, a equipe visitou o Sítio Gravel, conduzido pelo casal Tânia e José Henrique Gravel. A propriedade, que recebe Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do Programa Reflorestar nas modalidades SAF, Regeneração Natural e Floresta em Pé, é reconhecida como referência regional em produção diversificada e preservação ambiental. No local, são cultivados mel, café, palmito, flores e uma ampla variedade de frutas exóticas. Com práticas inovadoras de plantio, o sítio se consolidou como modelo de sustentabilidade e já garantiu premiação aos produtores pelo exemplo de manejo integrado e responsável.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Pedro Vasconcelos
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com   
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard