O que é o Reflorestar?

Programa Reflorestar

A degradação do meio ambiente tem levado à escassez ou baixa qualidade de recursos naturais essenciais para a vida na terra. Diante disso, governos, ONG’s e instituições acadêmicas tem se esforçado na construção de iniciativas com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da economia.

Entre os efeitos prejudiciais da perda dos recursos naturais, destacam-se as mudanças climáticas com efeito direto sobre temperatura, dinâmica dos oceanos e escassez hídrica. Além disso, o manejo arcaico do solo contribui para acentuar os efeitos negativos da degradação, levando, inclusive, a uma desvalorização da terra.

O estado do Espírito Santo está enfrentando períodos de seca prolongada em pelo menos 20 municípios. Grande parte dos mananciais que abastecem as cidades encontra-se em áreas degradadas, o que faz crescente o risco de desabastecimento para os 3,5 milhões de habitantes do estado do Espírito Santo.

Neste contexto, o Programa Reflorestar é uma iniciativa estado do Espírito Santo que tem como objetivo promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, estimulando a adoção de manejo sustentável dos solos.

A meta é a recuperação de 80 mil hectares até 2020 por meio de ações de restauração e conservação da vegetação nativa, contenção de desmatamento e desenvolvimento de arranjos florestais sustentáveis, conforme previsto pelo Governo do Estado no Planejamento Estratégico..  

 

Quais os benefícios do Reflorestar?

Entre os benefícios aos participantes, estão:

  1. O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) pela à adoção de práticas sustentáveis;
  2. Apoio técnico na elaboração de projetos e auxílio na aquisição de insumos (mudas, material para cercamento, adubo e outros) necessários à implantação; ;
  3. Aumento na qualidade do solo, na oferta hídrica e consequentemente, na qualidade de vida do produtor rural.

Mais informações:

Telefone: (27) 3636-2578

E-mail: reflorestar@seama.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard