22/11/2023 11h37

Seama realiza Encontro Estadual dos Comitês de Bacias

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Seama) realizou, nesta terça-feira (21), o Encontro Estadual dos Comitês de Bacias. A proposta da reunião foi discutir os rumos dos recursos hídricos capixabas. O evento contou com representantes de todas as regiões e aconteceu na Câmara Municipal de Aracruz.

“O que estamos fazendo aqui é muito importante. Essa união entre o Estado e os comitês é fundamental para construirmos políticas públicas cada vez melhores para o segmento. A água é o nosso bem mais precioso e precisamos estar sempre atentos. A previsão de seca é real e temos que estar preparados. Já contamos com importantes programas neste sentido e em breve lançaremos mais”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Felipe Rigoni.

Durante o encontro, realizado em parceria com o Fórum Estadual dos Comitês de Bacias, os participantes puderam acompanhar temas como saneamento básico, gestão dos recursos, monitoramento e cases de outros estados. A palestra com Cristiano Pereira, representante da Agência Nacional de Águas abriu os trabalhos. Essa foi a primeira edição após a pandemia.

Técnicos da Agerh também participaram do evento como palestrantes e abordaram assuntos importantes na área de recursos hídricos, como o Sistema de Monitoramento da Implementação dos Planos de Recursos Hídricos do Estado (Sisplan ES), entre outros.

O diretor técnico da Agerh, José Roberto Jorge, destaca a importância do evento. “Esse encontro é uma oportunidade importante, pois possibilita a troca de informações e experiências sobre a temática de recursos hídricos, além de proporcionar o amplo debate com a participação dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado”, disse.

O subsecretário de Estado de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Robson Monteiro, reforçou a necessidade de os comitês estarem cada vez mais incluídos em todas as discussões envolvendo mudanças climáticas. “Nosso objetivo com o evento foi executado e fiquei muito feliz. Reunimos representantes de praticamente todos os comitês para incluir na pauta de discussões o tema de adaptação das mudanças climáticas. Essa aproximação é fundamental para avançarmos ainda mais”, concluiu.

Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Igor de Castro