12/03/2024 13h39

Governo do Estado lança capacitação para servidores dos municípios capixabas pelo segundo ano

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), em colaboração com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), lança a capacitação destinada aos municípios, pelo segundo ano consecutivo, como parte do Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental e Apoio aos Municípios (Proesam).

O Proesam é um programa criado para fortalecer a gestão municipal, promovendo políticas públicas direcionadas à preservação do meio ambiente e à promoção da sustentabilidade. No ano passado, a Seama promoveu oito cursos, que contaram com a participação de mais de 300 técnicos de 73 municípios do Espírito Santo. Este ano, em 2024, os cursos serão distribuídos em cinco polos diferentes em todo o Estado, a fim de garantir o acesso e a participação de técnicos de diferentes regiões. Os polos são os seguintes:

Polo Metropolitana em Vitória
Polo Serrana em Ibatiba
Polo Centro-litoral norte em São Mateus
Polo Centro-litoral sul em Cachoeiro de Itapemirim
Polo Noroeste em Colatina

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, destaca o sucesso da iniciativa e as melhorias para 2024: “O Proesam é um programa essencial para a gestão ambiental nos municípios capixabas, principalmente para os municípios menores. O ente estadual e os entes municipais devem trabalhar em parceria. Acredito muito nisso e o Proesam faz esse papel no âmbito ambiental”, salientou.

“No ano passado, conseguimos uma grande adesão dos servidores de norte a sul do Estado. Ouvimos as impressões e já estamos trazendo mudanças para este ano. Os cursos serão feitos não só na Capital, mas em diversos polos espalhados pelo Estado”, complementou Felipe Rigon.

É importante ressaltar que os recursos para a realização dessas ações provêm do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais do Espírito Santo (FUNDÁGUA), via Subconta Cobertura Florestal. Os interessados em participar dos cursos devem realizar as inscrições por meio do formulário específico correspondente ao polo onde desejam participar. A lista atualizada dos cursos com inscrições abertas pode ser encontrada no site da Seama:      https://seama.es.gov.br/capacitacao-proesam-2024.

Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Igor de Castro