20/03/2024 18h04

Espírito Santo marca presença em reunião do colegiado do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

O Espírito Santo marcou presença na 2ª Reunião Ordinária do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil (FNCBH), que aconteceu nessa segunda-feira (18) e terça-feira (19), em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina. Uma das pautas tratadas foi o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que acontecerá no Espírito Santo, em outubro de 2025.

Representando o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a servidora Poliana Peroni Carminati, destacou que é essencial a inserção do Estado nessas discussões. “São momentos relevantes para discussões urgentes, como eventos climáticos extremos e escassez hídrica. Enquanto órgão que lida com a preservação dos recursos naturais, é importante que estejamos atentos à forma como podemos contribuir nesse cenário. O papel da fiscalização, sobretudo focado na proteção de áreas de recarga hídrica, por exemplo, é preponderante” destacou Poliana Carminati, que está como presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Barra Seca e Foz do Rio Doce e como vice-coordenadora do Fórum Capixaba do Comitê de Bacias Hidrográficas.

O subsecretário de Estado de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Robson Monteiro, foi responsável por apresentar a organização e mobilização do Estado para receber o XXVI Encob, que acontecerá em terras capixabas. “O Espírito Santo destaca-se na gestão de recursos hídricos, tendo investido quase R$ 1 bilhão por meio do programa Águas e Paisagens. Além disso, estamos contratando uma nova operação de crédito para fortalecimento da gestão de recursos hídricos e revitalização de bacias hidrográficas. Todas essas experiências e as ações de sucesso dos outros estados estarão em pauta no Encob que está sendo organizado, além do alinhamento de decisões importantes relacionadas ao segmento”, pontuou Monteiro.

A reunião contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), uma vez que foram debatidos temas que vão subsidiar a elaboração de documento de apoio aos Comitês de Bacias do Brasil a ser apresentado na 30ª Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro de 2025, no Pará.

Ercob Sul

A representante do Idaf, Poliana Carminati, participa ainda, ao longo desta semana, do I Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Ercob Sul), que teve início nesta quarta-feira (20) e segue até sexta-feira (22), também em Florianópolis (SC). O evento visa promover a gestão integrada dos recursos hídricos, otimizando estratégias para preservação, uso sustentável e enfrentamento de desafios comuns.

Os encontros regionais que acontecem durante este ano serão responsáveis por abarcar os desafios de cada região em relação à gestão de recursos hídricos e às mudanças climáticas, respaldando o documento que será finalizado no Encob 2025 e apresentado na COP30.

Texto: Francine Castro

Assessoria de Comunicação do Idaf